Ouvidoria fez pesquisa no Terminal Santo Antônio nesta semana

Por: Isabela Rocha (Programa de Estágio) - Supervisão: Tânia Franco

A Prefeitura de Sorocaba fez nesta quarta e quinta-feiras (30 e 31) mais uma edição do “Ouvidoria em Ação”. A ação coordenada pela Ouvidoria Geral do Município aconteceu no Terminal Santo Antônio, no Centro. De acordo com a ouvidora geral, Simone Bassalobre, “o objetivo deste atendimento é poder elencar os maiores problemas dos bairros e levar ao conhecimento da prefeita e dos secretários municipais, buscando melhorias à população”.

De acordo com o ouvidor Roberto Oliveira, a pesquisa acontece desde 2018 ao final de cada mês e é realizada em dois períodos, manhã e tarde. Durante o procedimento, tanto a ouvidora, quanto sua equipe, orientam aos cidadãos sobre os outros canais de atendimento, além do mais conhecido, que é o telefone 156. Indagada sobre a importância da ação, Isabel Dutra, moradora da Vila Angélica, diz que sempre entra em contato com a ouvidoria quando encontra problemas e expõe “acho muito bom que ações como essa existam, porque é uma maneira de exercer minha cidadania, cobrando providências da Prefeitura”.

Todo mês a ouvidoria consegue atender por volta de 300 munícipes. “A maior parte de reclamações são referentes à saúde e transporte público”, diz Bassalobre. Isso, não significa que as pessoas cobram providências de melhorias. O sentimento mediante a ação é a satisfação por estarem sendo ouvidas, por saberem que alguém está atento às questões sociais. Luciano Leite, morador do Jardim Guaíba diz que o trabalho da Ouvidoria traz a sensação de “uma atenção merecida. Mas meu bairro é tranquilo”, acentuou.

Para Daiane de Almeida, professora da rede estadual de ensino, mudanças na área da segurança pública precisam ser feitas. Abordada pela equipe do “Ouvidoria em Ação” na fila de embarque do ônibus “São Bento”, bairro onde trabalha, ela categoriza: “precisa ter mais segurança nas portas das escolas, sabe? Para nós, cidadãos, a presença da ouvidoria traz um sentimento de valorização, nós sabemos que nossa opinião importa”.

Canais de atendimento

O plano da Ouvidoria é levar esta ação para outros locais públicos, tendo mais abrangência de perfis, nos dando chance de ouvir mais a população”, comenta Simone Bassalore. Os outros canais para atendimento são o 156 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendimento online e 24 horas pelo portal oficial da Prefeitura, http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento e pelo Whatsapp (15) 99129-2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Se o munícipe preferir, pode procurar o atendimento presencial nas Casas do Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e também na própria Ouvidoria Geral do Município, que fica no 2º andar da Prefeitura, no Alto da Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Ali, o munícipe pode entrar em contato até mesmo por correspondência.

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