Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/palestra-aborda-diagnostico-e-tratamento-do-cancer-de-mama/
Acessado em: 21/02/2024 - 16h27

Palestra aborda diagnóstico e tratamento do Câncer de mama

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria da Saúde (SES), por meio da direção da Santa Casa, promoveu na manhã desta quinta-feira (06) o “Primeiro Encontro Multidisciplinar Sobre Saúde e Doenças Mamárias”. A ação faz parte do calendário de eventos do Outubro Rosa, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) e conhecido pela campanha de combate à doença na cidade de Sorocaba. O encontro teve como proposta falar sobre diagnóstico e tratamento da doença.

Voltado ao público em geral, o auditório da Santa Casa ficou lotado. O encontro, realizado por profissionais do próprio hospital, teve como palestrantes os médicos Bárbara Bonaparte, Juvenal Mottola Neto, Fabiana Marcolini e Evandra Rabello, tratando de temas como os conceitos básicos e diagnósticos; tratamento cirúrgico; plásticas de mamas, resultados e expectativas.

O diretor-geral da Santa Casa, José Luiz Pimentel, destacou a importância de abortar o tema e mostrar todo o serviço que é realizado. “Vale destacar que temos a presença de pacientes e também de demais funcionários do hospital”, disse.

A cirurgiã plástica Fabiana Marcolini explica que a proposta do encontro foi enfatizar sobre o diagnóstico, como é o tratamento e até sobre reconstrução da mama. “Desta forma as mulheres ficam cientes dos tratamentos disponíveis no mercado.” Ela ressalta ainda que o objetivo é deixar as mulheres mais conscientes para diagnosticar precocemente e tratar de forma adequada o câncer de mama.

Já a médica Evandra Rabello destaca que a Santa Casa tem um trabalho pioneiro na região. “Nenhum outro serviço dispõe pelo SUS o que a gente tem fornecido. Nosso trabalho é muito similar ao que é realizado no hospital do Câncer de Barretos, que é referência Nacional.” Ela lembra que foi criado um serviço com todo apoio da Prefeitura e do hospital em si. “Um serviço de ponta, que merece uma atenção por parte dos pacientes e também por parte do público em geral, para que continue ajudando essas pessoas.”

Outubro Rosa

Uma série de atividades está sendo organizada pela Prefeitura de Sorocaba para lembrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. No município, o lançamento do Outubro Rosa, como é conhecido o movimento mundial, está marcado para o dia 17, com um evento cultural no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, às 19h.

Contudo, as ações alusivas ao tema vêm sendo realizadas desde o primeiro dia do mês, por meio do Ônibus da Mulher (Rosa). A programação completa pode ser conferida em www.sorocaba.sp.gov.br[1].

Endnotes:
  1. www.sorocaba.sp.gov.br: http://www.sorocaba.sp.gov.br/