Palestra na UBS Maria do Carmo alerta sobre amamentação sustentável
Por: Estagiário: Esdras Felipe Pereira Jornalista responsável: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Evento faz parte da programação de semana comemorativa e serviu ainda para alertar quanto à importância de doações ao Banco de Leite de Sorocaba
Um presente saudável e um futuro sustentável. Estes são os lemas da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), celebrada de 1º a 7 de agosto, que tem recebido uma programação especial feita pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), desenvolvida entre os dias 8 e 12 deste mês. Nesta quarta-feira (9), o destaque ficou para uma palestra sobre o tema, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria do Carmo.
O encontro foi conduzido pela enfermeira Sueli Fátima de Oliveira Grande, do Banco de Leite Humano (BLH) do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Também participaram gestantes, mães, alunos de uma escola técnica de enfermagem e funcionários da própria UBS. Durante um bate-papo, Sueli alertou para a necessidade de o BLH receber doações. Os estoques, segundo ela, estão baixos e, por desconhecimento, muitas mulheres acabam jogando fora o que produzem. Explicou que o leite, seja qual for a quantidade, pode ficar armazenado no congelador por até 15 dias.
Ela enfatizou que, por conta da demanda diária de bebês internados na UTI Neonatal do CHS, precisaria de, no mínimo, um litro de leite humano por dia. “Mas, algumas vezes, infelizmente precisamos ir até contra essa questão da amamentação exclusiva, sustentável, pregada na semana mundial, já que por conta do estoque baixo precisamos recorrer ao leite artificial”, lamentou.
De acordo com Sueli, algumas mulheres têm filhos e, quando voltam a trabalhar, deixam de armazenar o leite. “É importante que se conscientizem sobre a importância do armazenamento e não recorram às fórmulas”, citou. A enfermeira lembrou aos presentes, na conversa, que o leite humano tem nutrientes não encontrados em outros alimentos e que, por isso, previne algumas doenças. Destacou, inclusive, que traz benefícios para a mãe, como o fato de contribuir para o útero voltar mais rapidamente ao tamanho normal.
Outro ponto tratado pela enfermeira no encontro também teve relação com doações. Mas desta vez a de frascos usados para armazenar o produto. “No Banco de Leite também precisamos daqueles vidros que geralmente comportam café solúvel. Muitos se quebram durante o processo de pasteurização do leite, então é sempre necessário ter reservas.”
Conforme Sueli, para doar, tanto leite como frascos, basta ligar para (15) 3332.9100 (ramal 9380), a fim de receber as orientações sobre como proceder. Uma equipe do BLH faz a retirada das doações em domicílio.
SMAM
A SMAM foi criada pela Word Alliance for Breastfeeding Action (WABA – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) em 1992 e a cada ano é definido um tema para ser trabalhado nos países que aderiram à semana. Nesta 25ª edição em Sorocaba, o tema escolhido é “Amamentação como chave para o desenvolvimento sustentável”.
No município, a programação alusiva nas UBSs segue até sexta-feira (12). Haverá palestras, oficinas, teatros e orientações. Entre outros temas, serão tratados os benefícios do aleitamento materno, alimentação saudável, prevenção de acidentes, cuidados com o recém-nascido, direitos trabalhistas e a amamentação após a licença e cuidados com a mama.