Palestra sobre protagonismo feminino acontece no Museu Histórico Sorocabano nesta sexta-feira  

Evento aberto ao público marca os 61 anos do MHS

Para marcar o aniversário de 61 anos do Museu Histórico Sorocabano (MHS), celebrado no último dia 3, a Prefeitura de Sorocaba promove nesta sexta-feira (6), às 16h, a palestra “O protagonismo das mulheres sorocabanas no início do século 20 e a importância delas no contexto da emancipação feminina”, que também vai homenagear as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, lembrado neste domingo (8). 

Na palestra, Marcélia Picanço Valente, cientista social, professora e pesquisadora, vai abordar como as mudanças do início do século XX foram percebidas pelas mulheres que escreveram artigos nas páginas do jornal “O Operário”, e qual o modelo de educação que elas aspiravam e que esteve presente em sua formação, ressaltando suas necessidades com vistas a entender sua visão de mundo e suas reivindicações por educação. 

A palestrante ainda vai destacar as contribuições históricas do trabalho destas militantes, iniciado há quase um século no projeto de emancipação feminina e de luta pela igualdade dos sexos. 

O museu está instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Teodoro Kaizel, s/nº, Vila Hortência.

 

Música no sábado

 

Já no sábado, a partir das 11h, o público poderá conferir a música do Duo Urubatã, nos jardins do museu. Formado por Richard Ferrarini nos sopros e Evandro Marcolino nas cordas, o duo apresentará músicas de seu novo CD “Alma”, além de composições de Guinga, Pixinguinha e Jacob do Bandolim, que influenciam o trabalho dos músicos. Tudo isso regado às improvisações inspiradas no cenário do Museu Histórico Sorocabano.

 

Sobre o MHS

 

O Museu Histórico foi criado em 1954 no ano do 300º aniversário da cidade de Sorocaba. Nos primeiros anos o Museu ficava instalado no Gabinete de Leitura Sorocabano. Em 1966, a família Prestes de Barros doou a chácara e o casarão datado de 1780 para a Prefeitura. Em 1968 foi inaugurado o parque que leva o nome de seu último morador – Quinzinho de Barros – e também foi reinaugurado o Museu Histórico Sorocabano, que ocupa o casarão histórico.

O acervo do MHS conta toda a história do surgimento do município e seus moradores e personalidades, muitos com participação ativa na formação e desenvolvimento não só da cidade como do país.

            

 

Tags:, , , , ,