Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/palestras-abordam-atividades-fisicas-no-tratamento-ao-cancer-de-m/
Acessado em: 05/03/2024 - 05h43

Palestras abordam atividades físicas no tratamento ao câncer de mama  

Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizou na noite desta quinta-feira (22) um workshop sobre atividades físicas, qualidade de vida e saúde como forma de trazer benefícios para tratamento e prevenção ao câncer de mama. O encontro foi realizado na unidade Seminário da Prefeitura de Sorocaba.

O evento integrou a programação de atividades do projeto Outubro Rosa da Prefeitura. A campanha de conscientização tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O público-alvo do evento, formado por mulheres com ou sem histórico da doença, assistiu a duas palestras sobre o tema. O professor José Fabian Uriarte Castro iniciou a noite falando do papel da atividade física no estilo de vida de mulheres com câncer de mama. “O exercício físico realizado com regularidade pode retardar a aparição de sintomas que acompanham algumas doenças crônico degenerativas”, explicou. Pepe, como é conhecido, é professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina e possuí vários artigos e trabalhos científicos publicados na área de atividade física relacionada a saúde.

Já a segunda palestra, ministrada pela professora Ingrid Verônica Pinto Barreiras, abordou como a felicidade pode influenciar na saúde de forma simples e direta. Engenheira civil e Auditora da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, da USP, Ingrid também sorteou CD’s de relaxamento entre os participantes.

O workshop, que teve apoio da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, também expôs o livro “Você me viu por aí? A busca da identidade depois do câncer”, da escritora Cristiana Castrucci. Cristiana teve câncer de mama em 2011 e escreveu o livro para ajudar mulheres que não têm condições de fazer exames para a detecção precoce de tumores.