Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/paralimpiada-tem-300-inscritos-aos-jogos/
Acessado em: 23/05/2024 - 12h34

Paralimpíada tem 300 inscritos aos jogos

Por: Jornalista responsável: Tânia Franco – tmferreira@sorocaba.sp.gov.br

 

A partir de 5 de novembro, e por três dias, trezentas pessoas com algum tipo de deficiência participam, em sete modalidades, da 1ª Paralimpíada de Sorocaba. Organizada e promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), com o patrocínio da Padaria Real e do Centro Universitário Facens, o evento esportivo objetiva maior visibilidade, integração e socialização das Pessoas com Deficiência (PcD).

Apesar de a paralimpíada não apresentar caráter competitivo do ponto de vista da premiação, os participantes disputarão provas em Atletismo; Goalball; Futsal (Exibição); Tênis de Mesa; Damas, Queimada e Arremesso ao Cesto. Todos os atletas receberão uma medalha e uma camiseta referentes ao evento.

A Semes começou a planejar ações direcionadas ao público com deficiência física, motora ou intelectual há cerca de dois anos. O trabalho tem sido realizado por meio de atividades nos Centros Esportivos e em espaços públicos que permitam maior acessibilidade. Para atender também às famílias e às crianças deficientes, a Semes ainda vai instalar nos locais dos jogos um conjunto de brinquedos adaptados, permitindo a prática inclusiva na diversão.

A abertura oficial da 1ª Paralimpíada acontece no pátio do Palácio dos Tropeiros, a partir das 9h, no dia 4 de novembro, com presenças confirmadas da prefeita Jaqueline Coutinho, do titular da Semes, Simei Lamarca e de representantes da Padaria Real e Facens. O público ainda poderá conferir apresentações do Palhaço Batatinha Doce e dos jovens do Projeto Abracadabra, da Associação Fazendo Arte. O coral de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Escola Municipal “Profª Julica Bierrenbach”, regido pela professora Roseli dos Santos Campos Souza também se apresenta aos participantes. Soldados do Tiro de Guerra conduzirão o Hino Nacional.

As provas serão nos dias 5, 6 e 7 nos Centros Esportivos da Vila Gabriel e do Jardim Simus e na Integrar.

 

Veja abaixo a tabela de jogos:

Dia 05

Atletismo

Centro Esportivo da Vila Gabriel – Rua Joaquim Ferreira Barbosa, 420

Das 9h às 11h

Goalball

Centro Esportivo da Vila Gabriel – Rua Joaquim Ferreira Barbosa, 420

Das 14h às 17h

Dia 06

Futsal (exibição)

Centro Esportivo da Vila Gabriel – Rua Joaquim Ferreira Barbosa, 420

Das 9h às 11h

Tênis de Mesa e Damas

Centro Esportivo Jardim Simus – Av. Dr. Américo Figueiredo, 1.186

Das 14h às 16h30

Dia 07

Queimada e Arremesso ao Cesto

Integrar – Av. Comendador Pereira Inácio nº 1.991 – Lageado

Das 9h às 11h

Encerramento – 11h