Parceria da SES com a Afip agiliza liberação de resultado de exames
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, em parceria com a Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip), reduziu o tempo de liberação dos resultados dos exames dos pacientes atendidos na rede municipal. O convênio entre as duas partes vigora desde o final de outubro de 2015 e estão disponíveis cerca de 450 tipos de exames. A integração do sistema entre as unidades permitiu, além da economia de tempo e melhoria da qualidade no diagnóstico do paciente, menor gasto da Administração Municipal, sem a necessidade de repetições de exames.
No laboratório montado na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Oeste para atender as demandas de urgência e emergência dessa unidade, bem como da UPH Zona Norte, o tempo médio de retorno dos exames é de uma hora e meia. Ou seja, está abaixo daquele que a Afip tem como meta de trabalho, que é de duas horas. Antes de a Associação começar a operar, a espera era de aproximadamente quatro horas.
A média de exames desse tipo realizada a cada mês é de 13.712, mas chegou a 15.141 em fevereiro passado, quando 5.118 pessoas foram atendidas. A estrutura atual tem capacidade de comportar um crescimento de demanda, podendo receber até 50 mil exames ao mês.
“Além da qualidade do serviço, a agilidade do serviço é determinante e garante maior rapidez no diagnóstico e início do tratamento do paciente”, destaca o secretário da Saúde Francisco Fernandes. Desde que a Afip começou a operar, o índice médio de liberação dos exames de urgência e emergência dentro do prazo, ou seja, em até duas horas, é de 98,3% do total de procedimentos realizados.
Nas UBSs
A Afip, contratada por um ano e com possibilidade de renovação por mais quatro, ainda responde pelos demais serviços rotineiros de análises clínicas da rede municipal, solicitados via Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Pronto-Atendimentos (PAs). Nestes casos, o prazo de espera pelo resultado, que era de 30 dias, tem sido de até 05 dias úteis para retorno à UBS de origem.
“Porém, todas as UBSs têm acesso via internet aos resultados de todos os pacientes, inclusive de outras unidades da Sala Especial de Coleta. Os exames mais comuns estão sendo entregues em até 3 dias úteis. Via internet, os pacientes podem consultar e, em alguns casos, já conseguem visualizar os exames em até 48h”, complementa a executiva de negócios da Afip, Alexandra Garcia. O modelo adotado permitiu a universalização do acesso às informações “Via internet, qualquer médico da rede pode ter acesso ao exame de um determinado paciente. É um ganho muito grande”, menciona o secretário da Saúde.
Desde que começou a operar em Sorocaba, até o fim de fevereiro, a Afip realizou 322,2 mil exames via UBSs, atendendo a 14,5 mil pacientes ao mês, em média. Somente em 2016, são 95,7 mil atendimentos ao mês, sendo que a empresa tem capacidade de realizar até 115,4 mil exames de análises clínicas. Todo o fluxo de atendimento foi desenhado pela Afip, junto com a SES.
Coleta especial
Desde 17 de dezembro do ano passado, a Afip mantém um Posto de Coleta de Exames Especiais na Rua Minas Gerais, 275, no Centro. A unidade é voltada à coleta de exames cujas especificidades, tempo de realização e credibilidade de resultados demandam atenção especial aos pacientes atendidos. A capacidade de atendimento é de até 250 pacientes ao dia, sendo que neste ano tem sido realizada média de 8.147 exames por mês.
Joyce Caroline de Assis, 19 anos, está no sétimo mês de gestação e pela primeira vez esteve na unidade para passar por exame. “O atendimento é ótimo. Antes eu fazia tudo no postinho, mas aqui eu mesma venho buscar o resultado dos exames. É bem melhor. Fora que aqui é menos lotado.” Denise Aparecida Alves Dutra, 37 anos, é professora na rede municipal, também está grávida e divide a mesma opinião. “O atendimento é muito bom, é todo mundo atencioso e fui atendida rápido”, frisou ela, que foi encaminhada via Policlínica Municipal, pois sua gestação é de risco.
Os exames realizados no local são: Curva Glicêmica ou Insulinêmica, Espermograma, Swab Anal, Bacterioscopia de secreções, Cultura de Secreções, Cultura de Fungos, Micológico Direto, Teste de Intolerância a Lactose, Glicemia Pós Prandial, Cultura de ferida, Exames de Coagulação e outros que se fizerem necessários. A coleta é feita em Sorocaba e o material é analisado no laboratório da Afip, em São Paulo. Em geral, o prazo médio de entrega dos resultados fica entre três e cinco dias, no caso desses exames de rotina, e é de 10 para exame Anatomopatológico ou de Citologia.
Investimento e Afip
O investimento anual da Prefeitura com o serviço de exames clínicos é de R$ 8 milhões. Os valores pagos têm como referência a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos demais casos, aqueles não cobertos pelo SUS, a unidade de referência é a tabela de convênios.
A Afip é uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica fundada na década de 1970 por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores, com o objetivo de fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à comunidade, com ênfase no serviço público de saúde.
Além da sede na capital paulista, a Afip mantém mais de 50 endereços em 6 estados brasileiros, para o cumprimento de suas finalidades estatutárias e sociais. Incluindo Sorocaba, são ao todo 17 cidades atendidas pela Afip.
Tags:Afip, liberação de resultado, Parceria, Saúde, ses