Parceria entre Prefeitura e cooperativas gera ampliação da coleta seletiva na cidade

Por: Letícia Campos

Morador do Wanel Ville há 14 anos, líder comunitário e ativista ambiental, Célio Francisco do Nascimento, representante comercial, tem como preceito de vida a preservação do meio ambiente e separa o material reciclado para a coleta seletiva, “já separávamos o material reciclado há algum tempo e levávamos para a Cooperativa Catares, uma das cooperativas conveniadas com a Prefeitura de Sorocaba. “Toda a família já possui este hábito”, comenta. “Agora que o caminhão da Cooperativa passa na rua de casa, a gente passa a ter mais comodidade para entregar os materiais reciclados na porta de casa, nos dias programados, ouvindo a buzina do caminhão da coleta”, diz.

Em maio deste ano, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saneamento (Sesan), teve um aumento de 50% da frota disponível para o serviço de coleta seletiva no município. Assim, novos bairros estão passando pelo cadastramento das cooperativas. É o caso da Cooperativa Catares, que está cadastrando novas ruas nos bairros Wanel Ville I, II, III, IV e V, Villagio Torino e Nova Sorocaba.  “A ideia central é a sensibilização da população para que atendam os cadastradores das cooperativas e participem deste projeto de reciclagem para um município mais sustentável”, comenta o secretário da Sesan, Wilson Unterkircher Filho.

Entusiasmado em morar em uma das ruas cadastradas pela Cooperativa Catares, Célio Francisco comenta que a colaboração de todos é importante para o meio ambiente e acrescenta que está satisfeito com o serviço prestado pelas cooperativas. “Espero que mais gente do meu bairro possa ter consciência e mudar seus hábitos com relação ao meio ambiente”.

Outra moradora, vizinha do Célio que também tem o hábito de separar os materiais reciclados é a Sra. Helena Orejana de Andradre, 57 anos, do lar. “Com a organização dos cooperados que atuam na coleta seletiva, tudo fica mais fácil”, comenta. “Estamos felizes com a iniciativa da Prefeitura de Sorocaba”.

A coleta seletiva além da preservação ambiental ajuda na economia da cidade. A cooperada Priscila Murba, 31 anos, sustenta quatro pessoas da família com a renda recebida da Cooperativa, “estou há sete anos na Cooperativa e minha renda sai toda desta atividade.” “Sustento a minha família atuando como agente ambiental” descreve.

Júnior Farias de França, Presidente voluntário da Cooperativa Catares e Reviver, engenheiro ambiental, 27 anos, organiza as ações e a logística do trabalho em conjunto com a Secretaria de Saneamento (Sesan). “Somos conveniados com a Prefeitura que nos fornece 100% de estrutura para funcionarmos de segunda a sexta, das 8h às 17h, trata-se de uma parceria harmoniosa”. “A prefeitura entra com a estrutura e a gente entre com a mão de obra para a efetivação da coleta seletiva”, comenta.

Júnior explica o trabalho da Cooperativa consiste em atingir os profissionais que tem dificuldades de entrar no mercado de trabalho e encontram-se na faixa de vulnerabilidade social. “Para entrar na cooperativa precisa atender alguns critérios de necessidade”, comenta. “Quando se tornam cooperados passam por um processo de capacitação para entenderem o que é corporativismo”.

Na Cooperativa Catares são quase 60 cooperados, metade atuando nas ruas, coletando os materiais junto aos caminhões e a outra metade fica na triagem do material e o preparo do mesmo para venda. “No final do mês, todo o material reciclado que foi vendido é dividido de forma igualitária entre os cooperados”.   “O material reciclável vira à receita da folha de pagamento”, cometa Júnior com entusiasmo. “O salário bruto do cooperado pode chegar a R$ 1.460,00”.

Procedimentos importantes

A separação dos materiais reciclados devem seguir alguns procedimentos importantes, tais como: os materiais a serem reciclados devem estar limpos e secos e não devem ser misturados com resíduos orgânicos. O vidro deverá ser acondicionado separadamente para não causar acidentes com os cooperados.

Caso algum munícipe cuja residência não seja atendida pela coleta seletiva e queira participar, poderá entregar os materiais recicláveis nas cooperativas conveniadas com a Prefeitura de Sorocaba. São elas:

- Cooperativa Coreso, fica na Rua Encarnação Rando Castelucci, nº 70, Vila Colorau e atende pelo telefone (15) 3227-6608. Tem uma unidade da Coreso na Rua José Henrique Dias, 215 – Pq. Vitória Régia e também, na Rua Chile, 401, Barcelona.

- Cooperativa Reviver, fica na Rua Ourinhos, 241, Jardim Leocádia e atende pelo telefone (15) 3325-5961.

- Cooperativa Catares, que fica na Rua Benedito Ferreira da Silva, 266, Jardim Zulmira e atende pelo telefone (15) 3211-7458  e Whatsapp (15) 99633- 5829.

A Secretaria de Saneamento fica na Avenida Pereira da Silva, 1285, Jardim Santa Rosália e atende pelo telefone (15) 3224-5872 e pelo e-mail (sesan.residuos@sorocaba.sp.gov.br).

Tags: