Parque Chico Mendes realiza mais uma edição do ‘Naturando’

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realiza em janeiro, no Parque Natural dos Esportes “Chico Mendes”, mais uma edição do projeto de férias “Naturando”. O evento, que é voltado para toda a família, acontece nos dias 23 e 24 e 30 e 31 de janeiro (dois finais de semana consecutivos), sempre das 14h às 16h30.

O tema escolhido para a edição 2016 é “Biodiversidade de Sorocaba” e tem como objetivo principal a apresentação, de forma lúdica e educativa, de atividades que promovam a integração da família, valorizando a biodiversidade do município de Sorocaba. Todas as atividades desenvolvidas durante o evento são gratuitas e não é necessária inscrição antecipada.

Para que crianças ou adolescentes menores possam participar, é necessária a presença dos pais ou responsáveis. O Parque “Chico Mendes” fica na Av. 3 de março, 1.025, no Alto da Boa Vista, o telefone da unidade é o 3228-1256.

As atividades que envolvem toda a família apresentam desde oficinas ambientais, contação de história e pintura facial até pintura em desenho. Confira a programação:

Oficina ambientais:

Oficina de ‘binóculo’ de brinquedo: Confeccionado com 2 rolinhos de papel higiênico, a criança aprende a construir seu ‘binóculo’ utilizando cola, barbante e tinta a fim de observar os pássaros do parque e de seu bairro. Será entregue um folheto com as imagens dos pássaros mais recorrentes para que a criança possa observá-los. Nesta oficina serão trabalhadas a observação dos pássaros, a tridimensionalidade, a pintura, a coordenação motora e a concentração da criança, além do reaproveitamento de materiais e a redução do consumo.

Oficina de bilboquê: confeccionado com garrafa pet e EVA. Aqui a criança aprende a confeccionar seu bilboquê em formato de flor. O brinquedo consiste em conseguir encaixar a “abelha” dentro da flor. Assim, nesta oficina, serão trabalhadas a interação animal/planta, importância das abelhas, a coordenação motora e a concentração da criança, além do reaproveitamento de materiais e a redução do consumo.

Oficina de Filtro dos Sonhos: confeccionado com cipó encontrado no próprio parque, o público construirá seu filtro dos sonhos. Aqui são trabalhadas a biodiversidade de vegetação do parque e a coordenação motora, além do reaproveitamento de materiais e a redução do consumo.

Máscara de carnaval de garrafa pet: com a proximidade do carnaval, o público aprenderá a fazer máscara a partir de uma garrafa pet usada. Para que seja trabalhado o tema biodiversidade, as máscaras serão confeccionadas com os temas de animais. Em todas as oficinas o participantes poderão levar o objeto que construir.

Contação de história: todos os dias, sempre às 16h, será contado o conto “Juca e a Árvore”, de autoria da servidora da Sema Carolina Barisson, dentro do tema biodiversidade.

Pintura facial: todos os dias será realizada pintura facial nas crianças, com tema de flores e animais;

Pintura em desenho: serão distribuídos desenhos para que as crianças possam pintar, tendo como tema a biodiversidade de Sorocaba. Desta forma, nesta atividade serão trabalhados os animais encontrados no município de Sorocaba.

Tags:, ,