Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/parque-chico-mendes-sediara-feira-de-troca-de-brinquedos-e-livros/
Acessado em: 05/03/2024 - 05h42

Parque “Chico Mendes” sediará Feira de Troca de Brinquedos e Livros

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Assis Cavalcante
Foto: Assis Cavalcante

Ação ocorre às vésperas do Dia das Crianças, para estimular o consumo consciente

 A Prefeitura de Sorocaba promove no dia 9 de outubro, das 9h às 12h, a Feira de Troca de Brinquedos e Livros no Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista. O objetivo é estimular práticas de consumo colaborativo entre a garotada, às vésperas do Dia das Crianças (12 de outubro), uma das datas mais importantes para o comércio.

Organizada pela Coordenadoria da Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com as Escolas do Bem do Instituto Noa, com apoio do Edukatu – Rede de Aprendizagem para o consumo consciente, a iniciativa faz parte de um movimento nacional do Instituto Alana, que levanta a bandeira de um Dia das Crianças diferente.

Além de uma atividade divertida, as feiras de troca possibilitam entrosamento e socialização entre os pequenos. Muito mais do que trocar um brinquedo que não interessa como antes, a experiência é enriquecedora por dar novos significados a objetos antigos e afirmar que as relações não precisam ser pautadas na compra.

Além da feira, a ideia é que o público também faça um piquenique no local. “Queremos estimular que as famílias levem toalha, lanche, bolo, frutas e suco e faça um piquenique durante a realização do evento”, afirma Marilene Oliveira, da Coordenadoria da Criança e do Adolescente.

Além disso, os visitantes poderão desfrutar de uma manhã ao ar livre no Parque Natural “Chico Mendes”, onde há playground, pista de caminhada, sanitários, bebedouros, quatro quiosques para churrasco, mesas de piquenique, lago, vegetação e um viveiro de mudas.

De acordo com a Coordenadoria da Criança e do Adolescente, os brinquedos que não forem trocados serão doados à brinquedoteca do Conselho Tutelar de Sorocaba e ao Grupo Teens.

Como funciona

Para participar, basta que as crianças levem um ou mais brinquedos e livros infantis que não utilizam mais e estejam em bom estado de conservação.

A troca de brinquedos é um momento especial para as crianças interagirem e a orientação é que os pais não interfiram no processo. Ao chegar ao evento, após etiquetarem os seus brinquedos com seus nomes, as crianças devem percorrer a feira para observar os brinquedos e livros que mais lhe chamam a atenção. Após escolher o seu preferido, será o momento então de negociar com a outra criança para a troca.

Separando os brinquedos

A funcionária da Secretaria de Desenvolvimento Social, Julia Gomes, vai levar sua filha Sofia, de 3 anos, pela quarta vez numa feira de troca de brinquedos e acha importante este incentivo. “Com isso, ela aprende que nem tudo precisa ser comprado, que aquilo que não a faz mais feliz pode servir pra outra criança e que as possibilidades do brincar ficam muito mais divertidas quando compartilhadas”, destaca.

Mãe e filha estão separando os brinquedos, como ursinhos de pelúcia, bonecos e jogo de encaixar, para levar ao evento. “Ela já fala o que vai levar pra trocar, do jeitinho dela, inclusive quer trocar as minhas coisas”, brinca a funcionária.

O Parque Natural “Chico Mendes” está localizado na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Mais informações sobre a Feira de Troca de Brinquedos e Livros podem ser obtidas pelo telefone (15) 3235.1239.