Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/parque-da-biodiversidade-esta-aberto-ao-publico-para-visitacao/
Acessado em: 15/07/2024 - 21h26

Parque da Biodiversidade está aberto ao público para visitação

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O Parque Natural Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves”, primeira unidade de conservação de Sorocaba, está aberto ao público para visitação. O objetivo é garantir o acesso da população ao espaço ecológico e divulgar a sua importância no que se refere à manutenção da biodiversidade do município. A entrada é gratuita.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o PNMCBio estava realizando atendimento mediante agendamento de visitas monitoradas para grupos organizados, nas quais monitores da Educação Ambiental recebem o público, trabalhando desde informações sobre a unidade de conservação até a biodiversidade existente no local.

Agora quem for ao parque, sem agendamento, poderá fazer a trilha autoguiada na qual, por meio de placas educativas instaladas no Parque da Biodiversidade e de um guia impresso, recebem informações sobre o local e poderão conhecer um pouco mais sobre as espécies de plantas e animais existentes no espaço.

A cuíca-de-três-listras é símbolo do PNMCBio. No parque e em seu entorno já foram registradas espécies como o veado-catingueiro, mão-pelada, gato-maracajá e até uma onça-parda, além de centenas de espécies de aves, inúmeros peixes e répteis.

Para participar das trilhas é necessário que os visitantes utilizem calça e sapatos fechados. Além disso, perneiras são obrigatórias e fornecidas pelo próprio parque. A orientação também é de que se use chapéu ou boné, protetor solar e repelente. Durante o trecho percorrido é permitido que as pessoas levem apenas água e frutas.

 

Agendamento para visitas monitoradas

As visitas monitoradas são direcionadas a grupos de 15 a 40 pessoas, com idade a partir de 7 anos. O atendimento ocorre às quintas-feiras, das 9h às 11h, e às sextas-feiras, das 14h às 16h.

A trilha “Recuperação e Manejo” possui um percurso de 1.500 metros, com baixo nível de dificuldade. No trajeto, os participantes recebem informações sobre regeneração e intervenções para recuperação de áreas degradadas, manejo de eucaliptos, sucessão ecológica e conhecimento da fauna e flora local.

Com 2.500 metros de percurso, a trilha “Caminhos da Biodiversidade” passa por áreas de recuperação, abrangendo a zona primitiva do parque e se aproximando da zona tangível. Nela são explorados temas como as formas de vida vegetais, fisionomia da vegetação, relações ecológicas e espécies locais.

A terceira e última trilha é a “Campininha”, com um trajeto de 5.700 metros, margeando o córrego da Campininha. No trajeto são tratados temas relacionados à mata ciliar, sazonalidade das águas, regeneração e a mata secundária, biodiversidade, flora terrestre e fauna local. Ao longo dessa trilha é possível observar, de uma maneira mais profunda, uma floresta preservada.

Escolas e grupos interessados em participar de uma visita monitorada devem enviar um e-mail para agendamentoparques@sorocaba.sp.gov.br, informando a faixa etária, o número de participantes, equipe responsável pelo grupo, telefone para contato, bem como o dia da visita. Lembrando que, após a solicitação deve ser aguardada a confirmação do agendamento. Caso não haja disponibilidade na data solicitada, serão oferecidas novas datas para o solicitante.

 

Sobre o PNMCBio 

Com cerca de 60 hectares, o Parque da Biodiversidade está situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica. Trata-se de uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).

Sua função principal é a de proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.

O Parque de Biodiversidade também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, ações de educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

O local ainda assegura a preservação de uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 espécies de animais e 63 espécies arbóreas.

O Parque de Biodiversidade está localizado na avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e abre de terça a domingo, das 9h às 17h. O e-mail é parquedabio@sorocaba.sp.gov.br e o telefone é (15) 3293.1103.