Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/parque-das-aguas-deve-receber-5-mil-pessoas-neste-domingo/
Acessado em: 05/03/2024 - 05h04

Parque das Águas deve receber 5 mil pessoas neste domingo

Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Assis Cavalcante

No local vai ocorrer a abertura das atividades do Outubro Rosa e The Big Draw, que acontecem de 18 a 24 de outubro. A programação completa está disponível no site da Prefeitura

 

A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio, recebeu em seu gabinete na tarde desta terça-feira (13) jornalistas para anunciar as principais atividades do Outubro Rosa e do The Big Draw 2015, que acontecem a partir deste domingo (18) e seguem até o dia 24. A abertura da semana será no dia 18, no Parque das Águas com atividades gratuitas para toda a família, e a expectativa de público é de 5 mil pessoas.

Às 7h30 do domingo acontece a largada da 1ª Pink Run Solidária, uma caminhada de três quilômetros e uma corrida com percurso que varia de cinco e onze quilômetros, organizada pela Liga Sorocabana de Combate ao câncer. Às 9h30, a Fundação Toyota promove uma série de atividades para quatro mil crianças: Brinquedos, Maquiagem artística, Oficina de circo, eco-oficina de barangandãs e música.

Também haverá tenda do The Big Draw para que o público possa expressar sua criatividade e pensamento por meio do desenho. Este ano, o Big Draw tem como tema: “Cada desenho conta uma história”, além de também estar atrelado ao Outubro Rosa. “A realização dos dois eventos no mesmo período é pelas possibilidades de novas conexões que um trará ao outro”, falou Maria Inês.

Ainda no dia 18, o Parque das Águas será palco para as Danças Circulares, às 10h30, e meditação em movimento (movitation) pela ONG Revida, às 11h. O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) também estará presente nesse dia, confeccionando o cartão doador, documento referente ao consentimento à doação de órgãos. O avião rosa do aeroclube promete ser uma atração à parte, sobrevoando as atividades que acontecerão no Parque.

 

Na semana

Ao longo da semana haverá extensa programação para crianças, jovens, adultos e idosos, que pode ser acessada no endereço www.sorocaba.sp.gov.br/outubrorosa[1]

Os eventos serão realizados por meio de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, as Secretarias Municipais, Urbes – Trânsito e Transportes, Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (Saae), entidades Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Be Pink e ONG Revida, Fundação Toyota, o BOS e First Idiomas.

Alguns dos locais que promoverão atividades são:

 

Na sexta-feira, dia 23, das 9h às 16h, haverá atividades gratuitas para a população na Praça Coronel Fernando Prestes: atendimento do Ônibus Rosa, tendas do “Pedale Seguro” da Urbes, cortes de cabelo, maquiagem, verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar, folhetos de orientação, ônibus móvel do BOS para acuidade visual, etc.

Ao longo da semana, as mulheres que realizarem exames no Õnibus Rosa concorrerão a sete voos panorâmicos. O sorteio acontece nos dias 13, 17 e 18, às 14h no Aeroclube de Sorocaba.

Oficina artística

O FSS oferecerá nesta quarta-feira (14), Oficina Artística para profissionais da educação da rede municipal que vão atuar como coordenadores e multiplicadores das atividades do Big Draw/Outubro Rosa na cidade, ou seja, àqueles que irão propor atividades nas unidades participantes.

A intenção com essa Oficina, ministrado pela Artista Plástica Fernanda Monteiro, é colocar foco sobre o desenho como narrativa, possibilitando a representação de uma história por meio do desenho, bem como estimular o uso de diferentes materiais e formas diversas de desenho. A iniciativa será no Centro de Referência de Educação (CRE), no Jardim Saira, das 9h às 12h.

 

Iluminação

Para reforçar o compromisso de Sorocaba com a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, alguns pontos da cidade estão iluminados com a cor rosa: as fontes dos lagos do Paço Municipal, o Jardim Botânico, Casas do cidadão, as fachadas das sedes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), na Rua Santa Cruz, 116, Centro; da Urbes – Trânsito e Transportes, na Rua Pedro de Oliveira Neto, 89, Jardim Panorama; e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) – unidades Central, Centro Operacional e os Centros de Distribuição Santana e Barão.

A fachada do Centro de Referência da Mulher (Cerem), na Avenida Juscelino Kubitschek, ganhou o laço rosa, símbolo da campanha, com pequenas luzes na mesma cor. A Policlínica Municipal de Especialidades “Dr. Edward Maluf” está com panos rosas em sua fachada.

Endnotes:
  1. www.sorocaba.sp.gov.br/outubrorosa: http://www.sorocaba.sp.gov.br/outubrorosa