PAT realiza mais de 10 mil atendimentos em setembro

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba registrou em setembro um total de 10.145 atendimentos. A maioria absoluta do público, 7.006 pessoas, esteve no local em busca de colocação ou reinserção no mercado de trabalho. Desse volume, 2.388 pessoas foram encaminhadas para entrevistas de emprego, das quais 258 acabaram efetivamente contratadas.

Se comparado com o desempenho de agosto, há uma ligeira queda, uma vez que foram registradas naquele mês 289 admissões via PAT. A estatística mensal do PAT computa trabalhadores contratados em primeiro emprego, bem como recolocação. A Sala do Empresário, estrutura oferecida para que representantes de empresas possam receber currículos, fazer entrevista, seleção ou contratação de candidatos, registrou 135 agendamentos.

Nesse período foram emitidas 677 novas Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), documento exigido para admissão de trabalhadores. O PAT apontou ainda 571 novos cadastros no Sistema Mais Emprego, totalizando 48.077 cidadãos sorocabanos cadastrados nesse sistema.

O PAT funciona em Sorocaba por conta de uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). Dentre os serviços prestados no local estão a intermediação de mão de obra, emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamento para vaga de emprego, cadastro do trabalhador, captação de vaga de emprego e Programa Time do Emprego.

A unidade presta informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego, auxilia empregadores oferecendo até estrutura (espaço) para entrevista e seleção de candidatos. O PAT fica à Rua Coronel Cavalheiros, 353, no Centro, próximo ao Terminal São Paulo e o telefone é o (15) 3229.2880.

Tags:,