PAT registra aumento nas admissões em junho

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Um pouco tímido, mas o mercado de trabalho em Sorocaba dá sinais de reação nos últimos dois meses. Se comparado ao mês de abril, maio registrou 30% a mais nas contratações via Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Em junho foram apontadas cinco admissões a mais que o registrado no quinto mês do ano – 310 a 305 -, de candidatos enviados pelo PAT.

A estatística mensal do PAT computa trabalhadores contratados em primeiro emprego e reinserção no mercado. A exemplo do que vem ocorrendo desde o início deste ano, a unidade identificou intensa movimentação durante os 20 dias úteis de junho. Foram 7.897 pessoas que procuraram o local, das quais 6.627 foram com o objetivo de consultar vagas de emprego.

Do total de homens e mulheres atendidos, 1.678 foram encaminhados para entrevistas de vagas de emprego, resultando nas 310 contratações. O PAT apontou ainda 51 agendamentos da Sala do Empresário, estrutura oferecida para que representantes de empresas possam receber currículos, fazer entrevista, seleção ou contratação de candidatos.

Outro indicador expressivo foi o número de novos trabalhadores cadastrados no Sistema Mais Emprego: 460. Com isso, Sorocaba computa 46.485 trabalhadores do município e cidades da região registrados no sistema. Outro movimento intenso na unidade do trabalhador foi o de emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), resultando em 759 novos documentos em maio.

Orientações

Além do cadastramento e encaminhamento para a vaga pretendida, o PAT oferece informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e também auxilia os empregadores que necessitam de recursos humanos. Dentre os serviços prestados no local estão a intermediação de mão de obra, emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamento para vaga de emprego, cadastro do trabalhador, captação de vaga de emprego e Programa Time do Emprego.

O PAT funciona em Sorocaba por conta de uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). O endereço é Rua Coronel Cavalheiros, 353, no Centro, próximo ao Terminal São Paulo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Mais informações: (15) 3229-2880.

Tags:,