Patrulha Escolar da GCM se prepara para a volta às aulas

Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br

A Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Programa Patrulha Escolar Comunitária, se prepara para garantir a segurança aos estudantes dos 145 estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino, além de auxiliar a Polícia Militar nas outras 85 escolas estaduais de Sorocaba.

As aulas retornam na próxima quinta-feira (11) para cerca de 56 mil alunos da rede municipal e serão 60 guardas em viaturas e motocicletas, formando dezesseis equipes de patrulha no período da manhã e oito equipes para atender os períodos da tarde e noite.

O objetivo do Programa Patrulha Escolar Comunitária é a criação de uma “Guarda Cidadã” com a filosofia de trabalho de polícia de aproximação, que consiste em promover a interação entre o agente de segurança com a comunidade. A atuação ocorre por meio da parceria, onde o cidadão é quem colabora nas informações essenciais para a criação de diagnósticos que são transformados em “Ações Integradas de Segurança”.

Para o comandante da Guarda Municipal, Benedito da Silva Zanin, é esse comprometimento das pessoas com a causa da segurança pública que faz com que as relações sejam positivas e efetivas. “Todo esse patrulhamento preventivo não teria tanto sucesso se não fosse a colaboração dos moradores dos bairros e pais de aluno com informações e denúncias”, afirma.

Zanin cita o resultado do programa em 2015, com as prisões, apreensões de drogas e  armas no entorno das escolas. “Mais de mil prisões em flagrante em 2015. Dessas, 66 foram no entorno das escolas. Mais de 1.600 apreensões de drogas e duas armas”, contou ressaltando que, apesar da positividade das ações, a situação é preocupante. “Por isso estamos atentos o tempo todo, observando não somente a porta das escolas, mas a comunidade que a circunda”, declarou.

Aliada à atividade diária da Patrulha Escolar, a GCM ainda desenvolve ações socioeducativas como palestras, teatro infantil, teatro de fantoches e conta com o apoio de Mayke – o ”Cão Terapeuta” e dos Palhacinhos da Alegria”, grupo formado por guardas civis voluntários e que já atendeu a um público de 36 mil pessoas entre pais e alunos. “É um trabalho de conquista diária de homens e mulheres da nossa corporação”, disse.

Tags:, , ,