Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/persepolis-sera-exibido-na-proxima-edicao-do-cinebonde/
Acessado em: 18/07/2024 - 12h24

‘Persépolis’ será exibido na próxima edição do ‘CineBonde’


Uma história pessoal que começa na adolescência de uma menina, pouco antes da Revolução Iraniana, no final da década de 70,  e culmina com uma vida de jovem  expatriada, aos vinte e dois anos. Este é o enredo da produção francesa “Persépolis” que será apresentada, nesta sexta-feira (27), dentro do projeto ‘CineBonde’.

A partir das 18h30, quem curte uma boa animação, o bonde do Museu Histórico Sorocabano (MHS) é o lugar ideal para aproveitar o início da noite de mais um fim de semana. “Persépolis” é um filme de animação baseado na história em quadrinhos de Marjane Satrapi, que também dirige o filme, e consiste essencialmente de uma série de desenhos em preto e branco, com grossas linhas negras preenchidas por nuances de cinza. O título é uma referência à cidade histórica de Persépolis.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a atividade oferece à população a oportunidade de conhecer, além de as mais variadas produções cinematográficas, uma relíquia da ferrovia paulistana,  o bonde que ocupa a área do MHS, dentro do Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. O bonde é datado de 1901 e circulou pelas ruas de Nova York até 1929, quando foi importado pela São Paulo Light & Co. para circular na Capital Paulista. Em 1968 foi doado pela Prefeitura de São Paulo ao Museu Histórico Sorocabano e, em 1996, foi completamente restaurado pelos servidores da garagem municipal.

Esta edição do ‘CineBonde’ faz parte das atividades da 13 ª temporada cultural da “Primavera dos Museus”, que acontece até  29 de setembro. Neste período, museus de todo o país oferecem atrações especiais com a intenção de envolver seus visitantes no ato de conhecer, preservar e compartilhar memórias.

As inscrições à sessão de cinema no bonde podem ser feitas das 9h às 16h, até a sexta-feira (27). O MHS está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.