Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/pomba-em-transformador-provoca-corte-de-energia-em-uph-que-mantem/
Acessado em: 05/03/2024 - 04h49

Pomba em transformador provoca corte de energia em UPH, que mantém atendimento com gerador próprio

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

No início da noite desta terça-feira (3) a Unidade Pré-Hospitalar da Zona Norte precisou funcionar à base de um gerador de energia, por conta da interrupção no fornecimento pela rede elétrica da CPFL. A falha no abastecimento de energia foi motivado por uma pomba que entrou num transformador de energia da concessionária (instalado em frente à unidade de saúde), causando um curto circuito e o apagão, que começou pouco depois das 18h30 e se estendeu até as 19h48, quando a energia pela rede foi restabelecida.

Para que o atendimento não fosse interrompido, tão logo houve a interrupção da energia, foi ligado o gerador que fica na própria unidade para ser usado nessas situações, de modo a garantir e priorizar a manutenção em funcionamento dos equipamentos de urgência e emergência, como respiradores para pacientes intubados.

Segundo a coordenação da UPH, a CPFL foi acionada tão logo houve a interrupção no fornecimento de energia e, por volta das 19h48, ela foi restabelecida. Não houve a necessidade de dispensa de nenhum paciente e o atendimento continuou, mesmo que com o auxílio de lanternas, pois o gerador não possui capacidade de produzir energia para toda a estrutura predial. Com isso, algumas salas ficaram com as luzes apagadas, mas todos os equipamentos de urgência e emergência foram mantidos funcionando.

Os pacientes que aguardavam para ser transferidos aos hospitais também não foram prejudicados, pois as informações foram repassadas à Regulação de Leitos da Secretaria da Saúde (SES) por meio telefônico. Normalmente esse fluxo é feito através de um sistema pela internet.