Moradores do Piazza Di Roma, na Zona Oeste de Sorocaba, agora contam com mais uma opção em espaço voltado à qualidade de vida e para se exercitar, implementado pela Prefeitura de Sorocaba. Trata-se da revitalização da praça localizada na rua Nilva Silvatti Viana.
O local recebeu atenção especial pelas equipes da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo). Foi feito o calçamento e a instalação de playground para as crianças e academia ao ar livre. “O prefeito José Crespo tem, cada vez mais, priorizado obras e ações que visam melhorar a qualidade de vida da população sorocabana. E a Serpo tem um papel fundamental para que essas solicitações do nosso prefeito sejam implementadas. Nossa equipe está emprenhada nesse sentido”, destaca o secretário Fábio Pilão.
Mais de 80
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), já implantou 15 academias ao ar livre entregues na gestão do prefeito José Crespo. E não para por aí, até o final de 2019 está prevista a instalação de mais quatro locais como esses, distribuídos em praças, parques e espaços públicos da cidade. Isso significa que Sorocaba terminará o ano com mais de 80 desses pontos saudáveis de convivência.
Todos esses espaços possuem uma placa explicativa com orientações sobre a funcionalidade de cada um dos seis aparelhos disponíveis, que são: o esqui, que aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e melhora a função cardiorrespiratória; o simulador de caminhada, responsável pelo aumento da mobilidade e desenvolvimento da coordenação motora; o surf, um aparelho que melhora a flexibilidade dos membros inferiores; o simulador de cavalgada, que fortalece a musculatura dos membros inferiores e superiores, aumentando a função cardiorrespiratória; o aparelho de pressão de pernas, que fortalece a musculatura das coxas, da perna e dos quadris; e o multiexercitador, em que são trabalhados pernas e braços, no desempenho de flexões.
A escolha dos espaços e a instalação das academias são definidas por sugestões recebidas da Ouvidoria (telefones 156 e 99129-2426). Após, há uma avaliação técnica desses locais e, por fim, considerados apropriados, há a implantação.
Manutenção das academias
Uma equipe técnica realiza uma visita mensal em cada academia para fazer a avaliação dos locais e realizar a manutenção preventiva dos aparelhos, evitando assim, que dispositivos em más condições possam provocar acidentes.
A Serpo esclarece que ações de vandalismo são a principal causa de deterioração nas academias. Quando a população constatar alguma avaria nos equipamentos, deve entrar em contato também pelos telefones da Ouvidoria. Nesses casos, uma equipe é enviada ao local e o dispositivo é levado para conserto e devolvido ao espaço.
Muito mais por Sorocaba!