População pode retirar muda de árvore no Parque “Chico Mendes”

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Um dos pontos permanentes de doação de mudas de árvores em Sorocaba é o Parque Natural “Chico Mendes”. Nesta semana, o espaço ecológico está com 13 espécies disponíveis: nêspera, pitanga, mamão, amora, goiaba, jenipapo, palmeira-fênix, moringa-olifera, aroeira-salsa, grumixama, jambolão, amendoim-do-campo e mini-jambo-rosa.

Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a prática visa estimular a população sorocabana a plantar árvores, seja em quintais ou calçadas, e ajudar na ampliação da área total vegetada no município, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

De acordo com Alan Teixeira, engenheiro agrônomo da Secretaria do Meio Ambiente, a aroeira-salsa é uma espécie nativa ideal para o plantio em calçadas. Já a palmeira-fênix é uma ornamental exótica de pequeno porte. As espécies frutíferas, como amora, pitanga, goiaba, mamão e grumixama, são ideais para o plantio em quintais.

No “Chico Mendes”, o munícipe pode retirar até 10 mudas por mês e é orientado sobre o método de plantio e sobre as espécies mais adequadas para cada finalidade. Para retirar as mudas, o munícipe assina um termo de responsabilidade no qual afirma que as árvores destinam-se, exclusivamente, ao plantio e não serão utilizadas para comércio ou compensação ambiental de nenhum tipo, além de comprometer-se a cuidar e proporcionar as condições necessárias para o seu pleno desenvolvimento.

A doação ocorre sempre de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h, e aos sábados, das 8h às 12h. Neste sábado (dia 19), excepcionalmente, não ocorrerá a ação durante a feira orgânica.

O Parque Natural “Chico Mendes” está localizado na Avenida 3 de março, 1.025, no Alto da Boa Vista, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1256.

Tags:, ,