Prefeita esteve no Júlio de Mesquita para acompanhar início de recuperação de rua por deslocamento de terra

Por: Daniela Custódio

A prefeita Jaqueline Coutinho esteve no bairro Júlio de Mesquita Filho, na manhã desta quinta-feira (26) acompanhando os trabalhos que estão sendo feitos pelo Saae Sorocaba para conter um deslocamento de terra que provocou o afundamento de um trecho da rua João Batista Machado.

Equipes do Serviço Autônomo de Águas de Esgoto (Saae), de Sorocaba, iniciaram os trabalhos de estabilização do solo para evitar novos desmoronamentos e deu início à recuperação das estruturas danificadas. O diretor geral da autarquia, Mauri Pongitor explicou que houve o solapamento do terreno na base do talude, o que provocou o afundamento do trecho da rua. “Esse solapamento não ocorreu da noite para o dia, deve estar ocorrendo há anos lá de baixo do talude e agora atingiu a parte de cima, provocando o afundamento do asfalto.”

Pongitor esclarece que o solo está em constante movimento no local, o que é um processo normal de acomodação da terra nesses casos. “Para conter esse deslocamento, o Saae está executando as obras com duas escavadeiras que estão abrindo caminho para ter acesso ao pé do talude. Ali será feito o desmonte controlado de toda a terra para depois fazer o aterro até a total recuperação da via.”

Os moradores de dois imóveis interditados parcialmente pela Defesa Civil no dia anterior foram orientados a deixar suas casas. “A preocupação do Saae é garantir a segurança dos moradores, por isso optamos pela retirada das duas famílias das casas mais próximas do local afetado”, contou o representante da autarquia. Os moradores de um dos imóveis vão para casa de parentes, enquanto a outra família foi transferida temporariamente para um hotel custeado pelo Saae até que seja definido o aluguel de um imóvel.

As obras de contenção continuam durante todo o final de semana e não há, por enquanto, uma previsão de término. O secretário de Segurança e Defesa Civil, Marcos Mariano, que também esteve no local acompanhando a prefeita, explicou que “além da equipe da Defesa Civil fazer a interdição dos imóveis que estão próximos ao afundamento da pista, a Guarda Civil fez a interdição das vias afetadas e o controle de fluxo de pessoas para prevenir eventuais acidentes.”

Tags:,