Prefeita visita Central de Abastecimento Farmacêutico e destaca controle no armazenamento e distribuição

Por: Renato Monteiro

A prefeita Jaqueline Coutinho visitou esta semana a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), instalado no Jardim Prestes de Barros. Acompanhada do secretário municipal da Saúde, Ademir Watanabe, do chefe de Gabinete, José Marcos Gomes Júnior, do Chefe da Divisão de Materiais Médicos Hospitalares e Farmacêuticos, Ricardo Florentino e da Coordenadora do CAF e farmacêutica, Thais Carvalho, a prefeita conheceu em detalhes todo o processo de recepção, armazenamento e distribuição de medicamentos e insumos à rede municipal de saúde. A CAF é o que pode ser considerado o almoxarifado dos materiais médicos utilizados pela rede e dos medicamentos usados e entregues à população na rede básica de saúde, por meio dos dispensários (farmácias) das UBSs.

Em Sorocaba, a logística de armazenamento, distribuição e dispensação dos materiais e insumos é feita pela Human Concierge, empresa especializada em logística interna e externa, que também é responsável pela entrega dos medicamentos à população em todas as 32 Unidades Básicas de Saúde existentes no município. No total, a empresa tem 87 funcionários trabalhando à serviço da Prefeitura de Sorocaba.

Durante a visita, o Gerente Especialista de Projetos da empresa, André Santana, fez à prefeita uma breve apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela empresa na CAF, explicando todo o processo de recepção, cadastramento, armazenamento de materiais e medicamentos. Ele explicou também o funcionamento do processo de expedição e transporte dos materiais até as unidades de saúde, que é feito por uma frota específica composta de dois furgões grandes climatizados, uma furgoneta refrigerada (que pode chegar a 30ºC negativos) e uma motocicleta para entregas emergenciais. Toda a frota é monitorada por sistemas de GPS.

Jaqueline Coutinho também recebeu informações sobre o sistema de gerenciamento de estoques implantado pela empresa e compartilhado com a Prefeitura. Esse sistema permite o monitoramento online de tudo o que está disponível em estoque e lança alertas automáticos quando é necessário iniciar os processos de licitação para compras, que continuam sob o controle total da Prefeitura de Sorocaba, por meio das respectivas secretarias municipais.

Também foi mostrado à prefeita o equipamento que faz a unitarização dos medicamentos e que permite que os pacientes recebam as quantidades exatas prescritas pelos médicos, evitando assim o desperdício de dinheiro público. Jaqueline Coutinho e os secretários Ademir Watanabe e Júnior Gomes percorreram todas as ruas do galpão onde a CAF funciona. “O que nós confirmamos aqui é que há um controle absoluto da movimentação dos materiais que passam pela CAF e que são entregues à população nas Unidades de Saúde”, disse a prefeita.

Ela acrescentou que o sistema utilizado garante que as possibilidades de desperdício sejam mínimas, pois não há entrega de medicamentos em excesso aos pacientes, a possibilidade de vencimento da validade dos produtos nas prateleiras é praticamente nula e há precisão nas quantidades que devam ser compradas pela Prefeitura em seus processos de licitação. “Tudo isso aliado, acaba refletindo diretamente numa economia para os cofres municipais, colaborando para o equilíbrio financeiro que temos buscado diariamente na Prefeitura”, destacou a prefeita ao final da visita.

Tags: