O prefeito José Crespo e a vice-prefeita Jaqueline Coutinho lamentaram a morte da promotora Zuleica Sucupira Kenworthy, aos 105 anos, nesta quinta-feira (14).
“Zuleika Sucupira Kenworthy sempre foi um exemplo de mulher forte. As conquistas que acumulou ao longo da vida são uma demonstração disso. A sua perda vai deixar uma lacuna muito grande para todos nós, sorocabanos, que aprendemos a admirá-la. Resta-nos como cristãos pedir a Deus que cuide bem dela”, declarou José Crespo.
A vice-prefeita Jaqueline Coutinho também se pronunciou: “É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento, aos 105 anos de idade, da senhora Zuleika Sucupira Kenworthy. Pioneira e corajosa, foi a primeira mulher a ingressar por concurso público na carreira de promotora de Justiça não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Foram 32 anos de promotoria, além também de ser a primeira procuradora de Justiça do Estado. Sem dúvida foi uma mulher que sempre esteve à frente de seu tempo. Distinguiu-se por sua combatividade e destemor. E, ao que tenho conhecimento, sempre foi uma mulher dinâmica e devotou-se integralmente a fazer justiça. Sorocaba e o Brasil perdem hoje uma das mais importantes personalidades, exemplo de cidadania e perseverança não só às mulheres, mas a toda sociedade”, afirmou.
Zuleica, que recebeu título de cidadã sorocabana, formou-se em direito pela Universidade de São Francisco (USP), em 1942, sendo a primeira mulher promotora de Justiça do Estado de São Paulo, no Brasil e da América Latina. O velório está sendo realizado nesta quinta-feira (14) no Espaço Pax e o corpo será sepultado às 15h no cemitério Pax.