Prefeitura amplia coleta seletiva em ruas dos bairros Wanel Ville, Jardim Villagio Torino e Nova Sorocaba
Por: Letícia Campos

Foto: Alexandre Lombardi
Ação é realizada em parceria com a Cooperativa Central
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saneamento (Sesan), está ampliando o atendimento da coleta seletiva no município de Sorocaba. A Sesan em parceria com a Cooperativa Central está realizando o cadastramento em algumas ruas nos bairros do Wanel Ville I, II, III, IV, V, e ruas do Jardim Villagio Torino e Nova Sorocaba. A ideia central é a sensibilização da população para que atendam os cadastradores da Cooperativa Catares e participem deste projeto de reciclagem.
Atualmente, Sorocaba gera em torno de 15.000 ton/mês de resíduos sólidos, e aproximadamente 3% desse total é reciclado pelas cooperativas de reciclagem. As cooperativas de reciclagem que possuem convênio com a Prefeitura e que fazem o cadastramento e recolhimento desses materiais são: a Catares, a Coreso e a Reviver. Cada cooperativa recicla em torno 1,5 % do total dos resíduos coletados.
A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, previamente separados na fonte geradora, e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.
“A coleta seletiva é considerada com uma forma de preparo dos materiais para uma destinação diferenciada dos resíduos potencialmente recicláveis, reduzindo, desta forma, o encaminhamento para locais impróprios e sem a mínima estrutura para a sua disposição final, como lixões a céu aberto ou terrenos baldios, e a educação ambiental é a principal ferramenta para atingirmos nossos objetivos e que, portanto, a participação da comunidade é fundamental”, comenta o titular da Sesan, Wilson Unterkircher Filho.
Procedimentos importantes
A separação dos materiais reciclados devem seguir alguns procedimentos importantes, tais como: os materiais a serem reciclados devem estar limpos e secos e não devem ser misturados com resíduos orgânicos. Assim, os materiais podem ser acondicionados em um mesmo recipiente. Vale ressaltar que somente o vidro deverá ser acondicionado separadamente para não causar acidentes com os coletores e os cooperados.
Caso algum munícipe cuja residência não seja atendida pela coleta seletiva e queira participar, poderá entregar os materiais recicláveis nas cooperativas conveniadas com a Prefeitura de Sorocaba. São elas:
- Cooperativa Coreso, fica na Rua Encarnação Rando Castelucci, nº 70, Vila Colorau e atende pelo telefone (15) 3227-6608. Tem uma unidade da Coreso na Rua José Henrique Dias, 215 – Pq. Vitória Régia e também, na Rua Chile, 401, Barcelona.
- Cooperativa Reviver, fica na Rua Ourinhos, 241, Jardim Leocádia e atende pelo telefone (15) 3325-5961.
- Cooperativa Catares, que fica na Rua Salvador Stefanelli, 266, Jardim Zulmira e atende pelo telefone (15) 3211-7458 e Whatsapp (15) 99633- 5829.
A Sesan fica na Avenida Pereira da Silva, 1285, Jardim Santa Rosália e atende pelo telefone (15) 3224-5872 e pelo e-mail (sesan.residuos@sorocaba.sp.gov.br).
Muito Mais por Sorocaba!
Tags:Saneamento