Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-anuncia-mais-14-leitos-de-internacao-para-pacientes-com-dengue-e-outros-20-de-retaguarda/
Acessado em: 19/05/2024 - 05h53

Prefeitura anuncia mais 14 leitos de internação para pacientes com dengue e outros 20 de retaguarda


O secretário da Saúde de Sorocaba, Francisco Antônio Fernandes, anunciou na tarde desta quarta-feira (25), durante a entrevista coletiva semanal sobre a dengue, que já estão em funcionamento mais catorze leitos de internação para pacientes com a doença, abertos no Hospital Oftalmológico de Sorocaba, mantido pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). Além disso, mais vinte leitos de retaguarda também já estão disponíveis em um espaço anexo à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Leste, que atenderão não só pacientes com dengue, mas também os demais que estiverem na unidade apresentarem tal necessidade.

“Estes leitos vão nos auxiliar muito no enfrentamento da dengue, com o foco de evitar o agravo e os óbitos pela doença em nossa cidade”, comentou Fernandes.         Ainda segundo o secretário da Saúde, foi firmada uma parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que cederá cerca de cem voluntários para ajudar no enfrentamento e combate à doença na cidade. “No início estes voluntários vão ajudar na digitação das fichas de notificação de dengue no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, bem como no estímulo à hidratação nas salas de espera das unidades mais movimentadas da rede”, explica Fernandes.

O coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Roberto Montgomery Soares, disse que 55 atiradores do Tiro de Guerra local atuarão como voluntários no arrastão que será realizado no próximo sábado (28) nos seguintes bairros: Vila Hortência, Jardim Luciana Maria, Jardim Maria do Carmo e Lopes de Oliveira. O arrastão acontecerá apenas se não chover.

Também participaram da entrevista coletiva o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Flaviano Agostinho de Lima, e a diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos.

 

Atendimentos

 

No último fim de semana (dias 21 e 22), as duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que ficaram abertas fizeram juntas 1.161 atendimentos. A UBS Vila Fiori atendeu 451 pessoas e a do Lopes de Oliveira outras 710. No fim de semana anterior (dias 14 e 15), as duas unidades realizaram 1.314 atendimentos. “Estes números são um pouco mais favoráveis do que o registrado na semana anterior, pois apontam uma estabilidade do número de atendimentos. A SES está atenta a todos os atendimentos realizados na rede, fazendo o monitoramento do movimento de todas as suas unidades várias vezes por dia, todos os dias”, comenta Fernandes. “Lembramos mais uma vez que tempo de atendimento para os casos de dengue nas unidades da rede segue o protocolo de Ministério da Saúde. O paciente que chega à unidade, que faz parte do grupo A (caso suspeito de dengue com ausência de manifestações hemorrágicas espontâneas; ausência de sinais de alarme; sem comorbidades, grupo de risco ou condições clínicas especiais) vai esperar algumas horas para ser atendido”, completa o secretário, lembrando que o bom atendimento ao cidadão acaba acarretando um pouco de demora.

O Centro de Monitoramento da Dengue também manteve praticamente os mesmos números de atendimentos: nos dias 14 e 15 foram 612 pessoas e nos dias 21 e 22 outros 644 pacientes.

 

Números

Durante a coletiva, a SES atualizou o número de casos confirmados de dengue na cidade por exame laboratorial: desde o início do ano até o dia 23 de março, foram 4.747. Na semana passada, este número era de 4.195. O número de óbitos confirmados pela doença neste ano permanece em seis.

Devido à instabilidade do Sinan, a SES está com dificuldade de notificar todos os casos. Fernandes estima que o número de casos de dengue no município já esteja beirando os 26.500. “Este número não é oficial, por isso a SES, assim como o Ministério da Saúde, não divulgou um novo boletim epidemiológico esta semana, justamente pela instabilidade do Sinan”, explica.