Prefeitura assina contrato e vai fiscalizar obras online

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento  Urbano e Obras (Semob),  assinou nesta semana um contrato de apoio para fiscalização e acompanhamento de obras públicas por toda a cidade. 

O funcionamento do sistema foi conhecido na manhã desta quinta-feira (11) pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio, durante apresentação feita pela  empresa Sistema Pri Engenharia, que vai operacionalizar a fiscalização, e disponibilizará acompanhamento online à Semob e às secretarias interessadas. Representantes da empresa mostraram em detalhes o programa e explicaram que a  divisão das obras será feita por zonas (Norte, Sul, Leste e Oeste). Em cada zona aparecerá todas as obras em andamento.

O sistema prevê o acesso, por meio de cada ícone de obra, ao estágio do trabalho, as despesas e aos respectivos cronogramas. Prefeito, secretários municipais e gestores poderão ver em qual fase se encontra a construção,  inclusive com fotos.

Para o prefeito Pannunzio, esta é uma maneira importante para fiscalização das obras. “A fiscalização ideal não é só acompanhar se está dentro dos prazos. É preciso saber se os materiais adequados estão sendo usados e até mesmo a interferência das condições climáticas”, comentou lembrando que este é o argumento frequente para justificar atrasos das obras. “Agora teremos registrados todos os dias o que aconteceu e impediu, se for o caso, que o trabalho tenha sido realizado na sua sequência”, reforçou.

Segundo o titular da Semob, Toni Silveira,  “haverá um controle sobre as obras e garantia que está sendo  executado um ótimo serviço”. Conforme explicou, semanalmente haverá atualização do andamento dos serviços e, além do andamento da parte física, também será possível ver como está o desembolso (pagamento) pelo o que já foi realizado, explicou o secretário.

A tecnologia vai trabalhar em apoio a Semob e às demais áreas da Prefeitura de Sorocaba. “É um avanço a assinatura desse tipo de serviço que será utilizado em obras de grande porte”, afirma Pannunzio.

Estão planejadas 94 obras (construção, reforma e ampliação) para serem realizadas e também pavimentação de várias ruas de Sorocaba. A  empresa foi contratada por meio de licitação no valor de R$ 8,5 milhões para um período de 12 meses.  

Tags:, , , , , , ,