Prefeitura cria grupo de apoio à Defesa Civil

Por: Leandro Nogueira - lmnogueira@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba criou, nesta quinta-feira (2), um grupo de apoio à Defesa Civil com funcionários de todas as 22 secretarias do governo para ampliar o atendimento a vítimas de alagamentos. Chamado de Gabinete de Gestão, o grupo se baseia no decreto de estado de emergência baixado pelo prefeito José Crespo na quarta-feira (1º).

As atividades se iniciaram pela manhã com uma reunião para definir o trabalho das oito equipes que passaram a compor o Gabinete de Gestão. Depois todas as equipes saíram para o atendimento nas ruas. Elas foram divididas por setor. O secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupin, coordenou a organização das equipes e os planos de trabalho.

Cada equipe foi composta por agentes da Defesa Civil, assistentes sociais, motoristas, dois voluntários de cada secretaria e 30 guardas civis municipais. Este efetivo recebeu orientações na sede da Secretaria de Segurança e Defesa Civil e foram incumbidos de realizarem visitas às famílias das residências que sofreram inundações e outros danos causados pela chuva.

Na visita os agentes fizeram o levantamento das necessidades familiares para que a Defesa Civil possa providenciar, junto à Prefeitura, os materiais necessários ao atendimento das famílias e iniciar a distribuição. Também prosseguiram com o recolhimento de móveis danificados e limpeza de ruas, entre outros auxílios.

A força-tarefa visitou famílias atingidas nos bairros Pinheiros, Barcelona, Vila Assis, São Marcos I e II, Jardim Vera Cruz, Parque Manchester, Jardim Sandra, Jardim Itanguá I e II, Parque Vitória Régia III, Jardim Guadalupe, Vila Rica, Lopes de Oliveira, Jardim Marli e Jardim Itapemirim.

Tags:,