Prefeitura cria projeto sobre biodiversidade do Rio Sorocaba

Por: Thuanne Souza (programa de estágio) - Supervisão de Vanessa Valente

O Rio Sorocaba, um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo e o principal afluente da margem esquerda do Rio Tietê, possui atualmente 53 espécies de peixes, sendo que destas, algumas podem ser encontradas em diferentes córregos e lagos da cidade, inclusive no lago e no aquário do Parque da Água Vermelha, jardim com cerca de 20 mil m² de área verde, ocupados por plantas, árvores frutíferas e três lagos.

Pensando nisso, a Prefeitura de Sorocaba, por meio do setor educativo do Parque da Água Vermelha da Secretaria do Meio Ambiente Parques e Jardins (Sema), em parceria com a Equipe de Educação Ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae), inicia o projeto educativo intitulado “Rio Vai à Escola”, com o objetivo de levar para as escolas da cidade a biodiversidade de peixes da bacia do Rio Sorocaba, e os serviços que eles realizam à favor do meio ambiente.

“Por meio de estratégias lúdicas e interativas, nós queremos mostrar às crianças, as ações individuais e coletivas que podemos fazer em prol da conservação do meio ambiente” explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

O projeto será realizado todas as quintas-feiras, no período da manhã, para escolas de educação infantil e ensino fundamental I e II, podendo elas serem da rede municipal ou privadas. Na visita, os alunos participarão de um bate-papo sobre os peixes do Rio Sorocaba e suas curiosidades, e ainda, farão uma pintura corporal com o intuito de entender as principais características desses animais aquáticos, como: cauda, nadadeira, olhos, boca, etc.

No último dia 27, os estudantes do Centro de Educação Infantil Maria Tereza de Calcutá, receberam as equipes educativas e deram a largada para a primeira edição.

Para outras informações e agendamentos, os interessados podem enviar e-mail para o parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br, ou telefonar para o (15) 3221-6643.

 

Muito Mais por Sorocaba!

Tags:,