Prefeitura de Sorocaba lança novo portal web

 

O novo portal web foi integralmente desenvolvido pelas equipes de Comunicação e de Tecnologia da Informação da Prefeitura, o que está proporcionando uma grande economia aos cofres públicos, uma vez que permitirá que o Governo cancele a licitação que tramita para contração de “empresa especializada na criação de sistemas de softwares em plataforma de internet”.

“Esta iniciativa vai resultar numa economia estiada em R$ 1,8 milhão para o município ao longo dos próximos quatro anos, período previsto na licitação para vigência do contrato com a empresa que seria contratada para desenvolvimento e manutenção do site e seus aplicativos”, pondera o secretário chefe do Gabinete do Prefeito, Rodrigo Maldonado, que também responde pela Comunicação da Prefeitura.

De acordo com Maldonado, a decisão pelo desenvolvimento interno do site deveu-se a uma maior integração dos setores de Comunicação e TI da Prefeitura, bem como o fato de alguns novos membros das equipes possuírem, além de qualificação técnica específica, ampla experiência no desenvolvimento web.

O secretário de Planejamento e Gestão, Rubens Hungria de Lara, responsável pela área de TI, explica que toda a construção e conteúdo do novo portal da Prefeitura também foram desenvolvidos de forma a otimizar os acessos, considerando a crescente utilização de smartphones e tablets. “Além do design responsivo, que permite o ajuste automático de imagens e conteúdos para visualização em diferentes equipamentos, a base tecnológica utilizada no novo permitirá upgrades constantes com inclusão de novos serviços e aplicativos de interatividade com o munícipe por meio das redes sociais”, informa o secretário.

Dentre as novidades do site, o secretário Rubens Lara ressalta que a tecnologia empregada também garante acessibilidade completa aos deficientes visuais que navegam na web com computadores especiais, inclusive com descrição das imagens expostas.

Relacionamento com o Munícipe

Atendendo às metas estabelecidas pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio, de disponibilizar o maior número possível de serviços via web, a construção do novo portal da Prefeitura de Sorocaba foi construído com base num dos mais atuais sistemas de gestão de conteúdo e preparado tecnologicamente para interagir com o sistema de gestão de relacionamento com o cliente – no caso o munícipe – chamado CRM Dynamics.

“Nosso objetivo é de, até o final do Governo, termos condições de atender praticamente todas as demandas dos cidadãos em relação à Prefeitura por meio da internet”, comentou o prefeito. “Estimamos que cerca de 80% dos nossos serviços podem ser solucionados online e os 20% restantes podem ser melhor organizados e geridos por meio da tecnologia, a exemplo do que ocorre hoje na emissão de passaportes pela Polícia Federal” frisou Pannunzio.

Tags:, , ,