Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-oferece-oficina-gratuita-de-desenho-artistico/
Acessado em: 19/05/2024 - 05h01

Prefeitura de Sorocaba oferece oficina gratuita de Desenho Artístico

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Inscrições já podem ser feitas pelo telefone (15) 3211.2911

A Prefeitura de Sorocaba promove na próxima semana, nos dias 29 e 30 de julho, das 14h30 às 16h30, uma oficina gratuita de Desenho Artístico com a artista plástica Mirella Mostoni, uma das vencedoras do Prêmio Flavio Gagliardi de Artes Visuais de 2014. A atividade será realizada no Barracão Cultural, localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro.

Realizada pelo Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura (Secult), a oficina tem como público-alvo estudantes da área artística, desenhistas, ilustradores e interessados em geral que tenham algum domínio de desenho.

De acordo com a Secretaria da Cultura, Mirella Mostoni, a oficina é uma contrapartida da artista pelo Prêmio Flavio Gagliardi de Artes Visuais de 2014, o qual venceu na categoria Desenho.

Os encontros terão duas horas de duração. A primeira etapa terá cunho expositivo, na qual a professora vai discorrer sobre o processo simbólico de criação da Série “Brancas Adúlteras”, seu foco de trabalho atual e do qual a obra vencedora do Prêmio faz parte.

Ao analisar o modo de elaboração das ideias desenvolvidas em seu trabalho, através da projeção e análise de seus trabalhos e de outros artistas, Mirella pretende abordar três procedimentos comuns na arte contemporânea: a intertextualidade, a relação das artes visuais com a literatura e as relações entre palavra e imagem.

Já no segundo encontro, a professora pretende oferecer, a partir do ponto de vista do desenho e por meio de exercícios práticos, o contato com os procedimentos técnicos de elaboração do tipo de imagem que produz, através da observação, da sobreposição de imagens, da transparência, da hachura e de algumas das possibilidades do grafite sobre papel.

As pessoas interessadas em participar da oficina podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (15) 3211.2911. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone já citado ou pelo e-mail nfc@sorocaba.sp.gov.br[1]

Sobre Mirella Mostoni

Formada em artes plásticas e Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Mirella leciona no curso de Artes Visuais e Teatro da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Participa de exposições individuais, coletivas e salões de arte em todo o País desde 1990. Os eventos de artes visuais mais recentes dos quais participou em Sorocaba são o Prêmio Flávio Gagliardi, com o desenho Francesca da Rimini II e a exposição Poi Poi Drome, no Sesc Sorocaba, em abril e maio deste ano, inserida na programação da Trienal Frestas.

Destacam-se as individuais Conhece-te a ti mesmo (2006), no Centro de Preservação Cultural da USP, e Sobrecamadas (2001), na Galeria SESC Paulista, ambas em São Paulo.

Mirella Mostoni possui obras em acervo no MAM-Bahia (BA), Museu Universitário de Arte de Uberlândia (MG), Sesc de Santo André (SP) e BADESC, em Florianópolis (SC).

Endnotes:
  1. nfc@sorocaba.sp.gov.br: mailto:nfc@sorocaba.sp.gov.br