Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-traz-programacao-especial-para-o-dia-da-mulher/
Acessado em: 24/05/2024 - 13h40

Prefeitura de Sorocaba traz programação especial para o Dia da Mulher

Por: Thuanne Souza (Programa de Estágio)

A Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) juntamente com a Secretaria de Recursos Humanos (RH), da Prefeitura de Sorocaba, realizaram nesta quinta-feira (08) uma programação especial para as servidoras públicas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O evento, que teve início às 8h30 e foi realizado no Salão de Vidro do Paço, falou sobre a conscientização e o empoderamento das mulheres, e ofereceu às servidoras uma série de serviços como corte de cabelo, massagem relaxante, e outros da área de estética.

Com as presenças da vice-prefeita, Jaqueline Coutinho e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, o evento foi repleto de apresentações que emocionaram o público presente. Participaram ainda a Secretária de Igualdade e Assistência Social (Sias), Cíntia de Almeida, a Secretária da Educação (Sedu) Marta Cassar, a Secretaria Interina da Cidadania e Participação Popular, Maria da Penha Nihei e a ouvidora geral da Prefeitura, Marina Pereira.

As servidoras públicas e demais mulheres que passaram pela prefeitura nesta quinta-feira, foram recebidas na entrada do Paço por Guardas Civis Municipais (GCMs) e pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Fernando Dini, que ofereceram a elas um botão de rosa.

Em seguida, o evento tomou conta do Salão de Vidro – que foi decorado especialmente para a data – onde foram feitas várias homenagens a mulheres que deixaram seu legado à sociedade, cada uma a sua forma. Um das homenageadas foi a professora Renata Cabrerisso da Costa, que morreu recentemente em um acidente na Rodovia Celso Charuri. Outra que representou as mulheres servidoras foi a GCM, Eliana Ribeiro, servidora municipal há 28 anos. Eliana definiu um de seus papéis na corporação, dizendo que “dentro da guarda municipal, eu procuro estar sempre orientando outras as mulheres a fazerem valer os seus direitos”, destacou.

A apresentação musical ficou a cargo do coral da Urbes, regido por Márcia Prestes. Mas não parou por aí. Com mensagens e poesias, as mulheres foram homenageadas pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo que cantou a música “Fascinação”. O público ainda presenciou uma contação de histórias organizada pela Secretaria da Educação.

O projeto “Mães Coragem”, uma associação de mães de crianças especiais que ajuda a conseguir materiais escolares por meio de doações, foi convidado para mostrar o seu trabalho e representar todas as mães batalhadoras. A líder do grupo, Roseni, disse que “mais do que mulheres, nós somos mães coragem. Hoje, esse evento é essencial para a conscientização do valor da mulher na sociedade”, contou.

A Vice-prefeita Jaqueline Coutinho também destacou a importância do evento nesse dia dedicado às mulheres, destacando que “diariamente, temos que mostrar a nossa força dentro da sociedade, então nessa data especial, através de palestras, homenagens e roda de conversa, devemos prestigiar as mulheres para que aja uma promoção da condição feminina”, falou.

A luta das mulheres tem muitas conquistas, mas ainda há muito preconceito, violência física, moral e psicológica. Sobre essa questão, a secretária de Igualdade e Assistência Social (Sias), Cíntia Almeida, destacou como a Prefeitura tem agido para atuar na proteção da mulher, explicando que “Sorocaba é pioneira na defesa da mulher, é a primeira cidade do interior de São Paulo a ter uma delegacia da mulher, a primeira a ter uma casa que abriga mulheres em situação de violência doméstica junto com os seus filhos, a primeira cidade no Brasil a ter um centro especializado de reabilitação do autor da violência doméstica e, agora, o aplicativo “Botão do Pânico”, para reforçar a proteção da mulher em medida protetiva, para se proteger de eventuais agressores”.

O evento em homenagem às mulheres neste 8 de março, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, teve, ainda, workshops, sorteios, tratamentos estéticos e amostras de cosméticos. Tudo foi oferecido gratuitamente.