Prefeitura decreta luto oficial pela morte de Modesto Carone
Por: Vinicius Figueiredo (Programa de Estágio) Supervisão: Renato Monteiro
A Prefeitura de Sorocaba decretou luto oficial de um dia pela morte do escritor sorocabano Modesto Carone. Escritor, ensaísta, jornalista e tradutor, Carone faleceu nesta segunda-feira (16), aos 82 anos de idade, em São Paulo. O velório acontece a partir das 8h desta terça-feira (17), no Salão Nobre da Universidade de São Paulo (USP). Até o final da tarde de segunda-feira não havia informações oficiais sobre o horário e local do sepultamento.
Nascido em 9 de fevereiro de 1937 em Sorocaba, Modesto Carone formou-se em Direito e Letras pela USP. Começou sua carreira no Instituto de Letras da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trabalhou como professor visitante do Departamento de Teoria Literária da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (USP) e também atuou na Universidade de Viena, na Áustria, onde foi professor de língua e cultura brasileira.
Carone também era o principal tradutor de Franz Kafka (escritor tcheco considerado um dos principais escritores da literatura moderna e autor de obras que retratam a ansiedade e a alienação do homem do século XX, conhecido por sua obra “A Metamorfose”) no Brasil. O autor publicou inúmeros ensaios, contos e uma novela. Em 1999 ganhou o prêmio Jabuti com seu livro, Resumos de Ana.
Tags:Cultura, sorocabano