Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-faz-pesquisa-para-avaliar-primeiro-atendimento-a-populacao/
Acessado em: 13/04/2024 - 17h08

Prefeitura faz pesquisa para avaliar primeiro atendimento à população

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), conta com uma pesquisa para avaliar o atendimento à população de Sorocaba. A pesquisa começou a ser realizada no dia 1º de dezembro do ano passado e até o momento 187 responderam voluntariamente o questionário disponível no site www.sorocaba.sp.gov.br 

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão, Lincoln Salazar, “inicialmente o objetivo é saber como está o primeiro atendimento ao munícipe. Aquele que o cidadão procura para ter alguma informação ou solicitação de algum serviço”, explica.

O cidadão pode avaliar qualquer atendimento feito pela administração municipal, não apenas do 156, principal acesso do munícipe à Prefeitura. “A população pode e deve responder como foi o primeiro atendimento em uma unidade de saúde, por exemplo, ou em qualquer outro setor da Prefeitura”, diz Lincoln.

O levantamento feito pela Secretaria de Planejamento e Gestão permite avaliar os serviços por região ou mesmo por local do atendimento. “É possível saber como foi o atendimento em todas as unidades da Prefeitura. Mas como a pesquisa é voluntária é importante que a população participe para que o Governo Municipal possa realizar um levantamento consistente e que permita uma análise detalhada do que é mais preciso”, esclarece o assessor técnico.

No questionário o cidadão pode indicar a região em que procurou atendimento – norte, sul, leste, oeste ou central – ou se o atendimento ocorreu no próprio é o Paço Municipal.

O primeiro levantamento mostra que a população procura o atendimento pessoalmente. Foram 123 atendimentos (49%) presencial, 35 (14%) por telefone e por e-mail ou site 25 (10%).

A região onde houve mais procura foi a Norte, com 48 (19%) atendimentos seguido pelo Paço Municipal com 40 (16%) solicitações. Na sequência estão: Leste 39 (16%), Central 25 (10%), Oeste 21 (8%) e Sul 05 (2%).

Até o momento o índice de “satisfeitos” e “muitos satisfeitos” com o atendimento é de 63%. “Nossa meta é atingir e ultrapassar os 90%”, comenta Lincoln. “Também temos por objetivo a implantação de um novo modelo de atendimento, com base tecnológica mais evoluída, para que possamos melhorar ainda mais esse primeiro atendimento do Poder Público”, avalia o assessor técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão, Lincoln Salazar.