Prefeitura fortalece ações do Conselho do Idoso
Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cidadania e Participação Popular, tem dado suporte ao Conselho Municipal do Idoso para ampliar as ações e garantir o atendimento das atribuições desse importante organismo da sociedade civil organizado.
Em ação conjunta, o secretário Mário Bastos, da Cidadania e Participação Popular, e Cíntia de Almeida, secretária de Igualdade e Assistência Social, devem ampliar as ações de políticas públicas e de atendimento aos idosos e que vêm sendo debatidas por esse conselho.
Entre as ações estratégicas destaca-se a implantação do programa Cidades Amigas do Idoso da Organização Mundial da Saúde. Esse projeto atua no sentido de adequar as cidades ao envelhecimento ativo e assistido da sua população, de forma que a melhor idade tenha ações que otimizem oportunidades para a saúde, participação na tomada de decisões, geração de emprego e renda e outros mecanismos para suprir as necessidades desse grupo etário.
O Conselho do Idoso é entusiasta da implementação deste programa no município e encontrou no poder público e na iniciativa privada formas de desenvolve-lo no munícipio.
CPFL estabelece parceria com o Conselho do Idoso
A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), através da sua diretoria de Sustentabilidade, foi apresentada ao projeto da Prefeitura de Sorocaba e compartilha com a ideia de se construir uma cidade de oportunidades para os idosos. Para tanto, decidiu destinar os recursos do seu Imposto de Renda para o Fundo Municipal do Idoso, financiando assim as pesquisas que servirão para a elaboração do diagnóstico e do plano de ação das políticas públicas da cidade que irão beneficiar os idosos e credenciar o município à certificação da Organização Mundial da Saúde. Essa parceria deve se dar diretamente entre o Conselho do Idoso, enquanto signatário, e a CPFL.
No dia 03 de março, às 10h, será realizada no Salão de Vidro do Paço Municipal uma cerimônia para a apresentação do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso e para a formalização do apoio da CPFL às ações para a implementação do programa Cidades Amigas do Idoso.
O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Hudson Beilke, esclarece que o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso é uma conta para depósitos financeiros públicos e privados que são investidos em políticas públicas voltada aos idoso do município e que é gerida por um conselho paritário composto pelo poder público e a sociedade civil”. “O fundo depende de doações para realização projetos”, ressalta Beilke.
O valor que será repassado em parceria pela CPFL é de R$ 365.600,00. Na cerimônia do dia 03 de março será assinada e formalizada a parceria, além de ser feita a entrega do cheque simbólico.
Secretário incentiva outras parcerias:
O secretário de Cidadania e Participação Popular, Mário Luiz Nogueira Bastos, destaca a importância da CPFL em destinar recursos para o Fundo Municipal do Idoso, destacando, porém, que outras empresas podem participar de ações semelhantes. “É muito gratificante ver a participação da iniciativa privada em ações do poder público. Espero, não apenas como secretário, mas como cidadão, que tenhamos mais empresas que expressem seu compromisso social assim como a CPFL o fez”, reforçou.
Tags:Clube do Idoso, Idosos