Prefeitura inaugura obra para contenção de desastres na vila Zacarias
Por: Eduardo Sorrilha
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), entregou aos moradores da vila Zacarias, na tarde desta quarta-feira (10), um muro de contenção, na altura do número 180 da rua Paulo Alves de Souza. A obra, que era uma reivindicação antiga dos moradores locais, foi realizada para resolver o problema de deslizamentos que levavam, em dias de chuva, lama ao interior das casas da parte inferior do barranco, além dos riscos de desabamentos que as residências da parte superior corriam com a erosão.
Na ocasião da entrega da estrutura, o prefeito José Crespo contou que há alguns meses esteve pessoalmente no local, acompanhado do secretário de Conservação, Serviços Públicos e Obras, Fábio Pilão, e constatou a extrema necessidade do muro para o local devido aos riscos apresentados. O prefeito mencionou também que, uma vez verificada a urgência da construção da contenção, não foram medidos esforços para a realização da obra.
Crespo ressaltou ainda que a grandeza da obra está diretamente relacionada à importância que ela tem para os moradores que serão beneficiados com sua realização. “Fico feliz e orgulhoso em estar aqui nesta inauguração porque, além da resolução do problema, esta obra traz também mais dignidade para os moradores que sofriam com as dificuldades que haviam antes da construção do muro de contenção.”
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, também esteve no evento e falou aos presentes. Ela comentou que inúmeros pedidos vinham sendo feitos para a realização da obra e destacou sua relevância na precaução de desastres em períodos chuvosos, como os que estão ocorrendo no Rio de Janeiro. “Quem não mora no bairro pode até dizer que é uma obra pequena, mas ela é grande porque resolveu um enorme problema para quem mora no local.”
O secretário Fábio Pilão explicou que, por não se tratar de uma obra de baixo custo e a Prefeitura não contar com orçamento para sua realização, a Serpo buscou alternativas para a solução do problema e conseguiu construir o muro, que era um anseio da comunidade.
Conforme contou o secretário, durante um dia de trabalho pela cidade, ele e sua equipe verificaram alguns pilares pré-moldados em uma área, contataram o proprietário e, após explicar a finalidade da utilização do material, conseguiram a doação, o que ocasionou uma redução no valor final da obra. Ele mencionou também que toda mão de obra utilizada foi de servidores municipais. “Os braços da Prefeitura executaram essa obra”, destacou o secretário.
Para o senhor Antônio Moraes da Silva, residente do bairro há 29 anos, a obra possibilitará noites tranquilas de sono aos moradores do local. Segundo ele, havia muitos transtornos quando chovia, além do medo constante de deslizamento do barranco. “Dois carros já foram soterrados em uma ocasião de chuva forte”, recordou o morador.
Évelyn Gonçalves mora em frente ao muro e diz que já teve muitos prejuízos com a terra que descia com a água da chuva. “A situação aqui estava precária. Quando chovia, descia muita lama do barranco e entrava em nossas casas. A sujeira invadia os cômodos, era um desespero.” A moradora ressaltou ainda que as chuvas da última segunda-feira serviram como um primeiro teste para o muro, que já estava pronto. “Funcionou bem e não houve água nem terra dentro de casa”, salientou.
O evento também contou com a presença de secretários de outras pastas e do vereador Wanderlei Diogo.
Muito mais por Sorocaba!
Tags:Serviços Públicos