Prefeitura lança Plano de Governança para servidores

Por: André J. Gomes

A Prefeitura de Sorocaba apresentou, nesta quarta-feira (22), uma de suas mais ambiciosas e inovadoras empreitadas: o Plano de Governança e Motivação – PGM, um projeto coordenado pela Secretaria de Recursos Humanos envolvendo planejamento de cargos, salários e carreiras dos servidores públicos municipais.

No lançamento, que contou com a presença de parte do secretariado, o prefeito José Crespo ressaltou a importância de valorizar os servidores para além dos reajustes salariais. “O grande compromisso que estamos assumindo é o de preservar e capacitar os profissionais do Poder Público para os novos tempos. Isto significa desenvolver cada vez mais as suas capacidades, compreender as suas aptidões e reconhecer os seus resultados de diversas formas, inclusive a financeira”, explicou o prefeito.

Para desenvolver o PGM, a Secretaria de Recursos Humanos coordenará um grupo de trabalho com representantes de várias pastas e outras instâncias públicas interessadas. A equipe terá como objetivo estudar, apresentar e colocar a proposta em prática.

“Nossa grande preocupação é que o plano valorize os nossos servidores, supere as suas expectativas e, ao mesmo tempo, seja financeiramente viável para os cofres públicos”, diz o secretário de Recursos Humanos, Marinho Marte.

Em meio a vários pontos, o PGM prevê a adoção da chamada “carreira Y”, em que os profissionais podem optar entre seguir para os cargos gerenciais ou se especializar nas áreas técnicas de sua profissão. Outras características importantes da proposta para os servidores são a valorização da polivalência para atuar em diferentes cargos, a possibilidade de escolher as secretarias em que desejam atuar, a readequação dos títulos de cargos e a abrangência de tarefas a partir das atribuições de cada pessoa.

“Os desafios são imensos, mas nós temos as melhores equipes e vamos fazer de tudo para superá-los, sempre valorizando o servidor, o serviço público e o contribuinte, que é o nosso patrão”, concluiu o prefeito.

Participaram do lançamento a primeira-dama Lilian Crespo; os secretários Marinho Marte (RH), Fábio Martins (Fazenda), Hudson Zuliani (Gabinete Central), Anselmo Neto (Relações Institucionais), Alexandre Robim (Licitações), Rodrigo Moreno (Saúde), Luiz Alberto Fioravante (Planejamento) e Eloy de Oliveira (Comunicação); o líder do Governo na Câmara, Fernando Dini; o ex-presidente do Sindicato dos Servidores, Sérgio Ponciano; e funcionários ligados à área de RH, como Silvana Chinelato e a secretária-adjunta de RH, Roselene Fogaça, e a secretária-adjunta de Planejamento, Miriam Zacarelli.

Tags:, ,