Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-prossegue-com-retirada-de-metano-no-jd-rodrigo/
Acessado em: 17/06/2024 - 11h19

Prefeitura prossegue com retirada de metano no Jd. Rodrigo

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

Medição da quantidade de gás no subsolo é feita uma fez por semana, por engenheiro ambiental da empresa contratada. Prédio da UBS passa por recuperação

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), prossegue com a retirada de gás metano existente sob a Oficina do Saber e a Unidade Básica de Saúde (UBS), ambas no Jardim Rodrigo. A empresa responsável pelo serviço é a Weber Consultoria Engenharia Ambiental Ltda.

A medição é feita uma fez por semana, por um engenheiro ambiental contratado pela empresa. Na manhã desta quinta-feira (02) foi realizada mais um procedimento do tipo.

Tanto no prédio da Oficina do Saber como naquele da UBS foram feitas as chamadas trincheiras, que consistem no abrimento de valas e colocação de tubos, em que o gás metano segue até um tanque. Depois, vai para um filtro e sai para a atmosfera, inerte. Para cada prédio existem dois filtros.

De acordo com o diretor executivo da empresa Weber, Alessandro Perencin, as medições são feitas por dois equipamentos. “O GEM 5000 faz a avaliação da concentração do metano e do nível de pressão, enquanto que outro faz a medição de presença de outros compostos orgânicos voláteis”, explica Alessandro.

Além do equipamento de drenagem, os prédios também contam com Poços de Monitoramento de Gases (PMG). Ainda devem ser instalados os chamados PMG subslab, dispositivos que ficam posicionados logo abaixo do contrapiso.

O equipamento de drenagem permanecerá no local por 12 meses, ou seja, até fevereiro de 2017. Após esse período, se houver a necessidade, ele será mantido mesmo após o fim desse prazo.

A prefeitura obteve uma economia de 41,26% na contratação de empresa para execução do serviço. Quando a licitação foi aberta, o valor inicial era de R$ 957.269,67, porém, o contrato foi assinado por R$ 562,3 mil.

Recuperação

O prédio da UBS do Jardim Rodrigo está sendo recuperado pela Prefeitura de Sorocaba. Vários dos ambientes já contam com piso e azulejos. Algumas portas estão com batente e os banheiros receberam as divisões entre os sanitários. A recuperação da unidade está sendo feita pela Secretaria de Serviços Públicos (Serp).