Prefeitura publica edital de licitação do BRT

A Prefeitura de Sorocaba publica nesta terça-feira (27), nos principais jornais do Brasil, o edital de licitação internacional para seleção da melhor proposta para concessão de serviço público, precedida de execução das obras de implantação, e operação do Sistema BRT na cidade. A íntegra do edital estará disponível para consulta no portal www.sorocaba.sp.gov.br 

Poderão participar da licitação empresas brasileiras e estrangeiras, desde que reunidas em consórcio, instituições financeiras, fundos de investimento de entidades de previdência complementar. A concessionária será responsável pelo Projeto e Construção das obras do Empreendimento BRT, Consolidação do Projeto Funcional, pela elaboração do Projeto Executivo, Construção e Implantação dos Sistemas/Equipamentos Tecnológicos, Prestação do Serviço de Transporte Coletivo e Operação da Infraestrutura e Sistemas/Equipamentos Tecnológicos.

Conforme destacou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, o BRT irá promover uma melhora substancial no serviço do transporte coletivo em Sorocaba. Ele destaca que “entre os benefícios que o BRT deverá promover aos cidadãos está o aumento da mobilidade, acessibilidade, segurança, confiabilidade e redução de tempos de viagem”. 

Ao todo serão 17 linhas – eixo BRT, que ficarão sob a responsabilidade da nova concessionária. A frota contará com 127 veículos, sendo 73 Padron, 11 Padron Especial e 41 Articulados. O edital prevê ainda a instalação de 96 abrigos-paradas, ciclovias e paisagismo nas áreas de influência das estações e abrigos.

Serão vários corredores: Estrutural (comendador Oeterer, Ipanema e Itavuvu); Estrutural (General Osório e Oeste), Estrutural (Centro), Estrutural (Sul), Estrutural (Hermelino Matarazzo) e Estrutural (Leste).

O prazo da concessão é por 240 meses e o valor total estimado do contrato é de R$2,4 bilhões. A fase de implantação deverá ser concluída em aproximadamente 18 meses a partir da conclusão da licitação, prazo dividido entre a Consolidação do Projeto Funcional, Elaboração dos Projetos Básico e Executivo e ainda Construção do Empreendimento e Implantação dos Sistemas/Equipamentos Tecnológicos.

O edital completo pode ser conferido no portal da Prefeitura www.sorocaba.sp.gov.br

 

Tags:, , ,