Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-recebe-inscricao-de-candidatos-a-peritos-de-projetos/
Acessado em: 19/05/2024 - 04h33

PMS recebe inscrição de candidatos a peritos de projetos culturais

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Para atuar na LINC, os interessados devem se inscrever até o dia 20 de abril

A partir desta sexta-feira (dia 1), pessoas físicas de todo o Brasil poderão se credenciar, na Secretaria da Cultura (Secult), para serem peritos pareceristas de projetos culturais em 2016. Quem quiser atuar especificamente na análise e emitir parecer técnico de projetos inscritos na Lei de Incentivo à Cultura (LINC), deve se inscrever até o dia 20 de abril. Já os demais poderão fazer o cadastro durante o ano todo. O edital será publicado no jornal “Município de Sorocaba” desta sexta-feira.

De acordo a Secretaria da Cultura, as pessoas físicas poderão se credenciar para exercer atividades de análise e emissão de pareceres técnicos de projetos culturais nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Cinema e Vídeo, Letras, Música, Formação Cultural, Patrimônio Histórico e Cultural e Festivais.

Podem participar profissionais com formação em Antropologia, Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Arte/Educação, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Biblioteconomia, Cinema, Comunicação, Conservação e restauro, Dança, Desenho, Design, Engenharia Civil, Fotografia, História, Gestão Cultural, Letras, Jornalismo, Museologia, Moda, Música, Psicologia, Produção cênica, Produção audiovisual, Produção multimídia, Produção fonográfica, Sociologia, Produção publicitária e Teatro.

Além disso, os candidatos devem ter experiência em alguma das seguintes áreas: Artes, Capoeira, Cineasta, Circo, Contador de história, Cultura afrobrasileira, Cultura popular, Dança, Editor, Escritor, Escultor, Etnomusicologia, Folclore, Gestão de projetos Culturais, Grafite, Meio ambiente, Mímica, Movimentos populares, Música, Ópera, Paisagismo, Produtor Cultural, Programador Visual, Restauração/ conservação e Teatro de Rua.

Os profissionais serão credenciados por nível de qualificação, de acordo com a pontuação obtida pela somatória dos requisitos de experiência e formação. Firmado o Termo de Compromisso para atuação na LINC, o perito poderá ser convidado pela Secretaria da Cultura para atuar em outros editais, prêmios e leis da pasta, podendo ou não aceitar o trabalho.

Toda a documentação exigida no edital deverá será entregue pessoalmente, ou encaminhada pelo correio (com aviso de recebimento) à Secretaria da Cultura, localizada na Rua Souza Pereira, 440, no Centro, em Sorocaba (SP). O CEP é 18010-320. A solicitação será considerada formalizada na data da entrega ou postagem da documentação. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13h às 16h, pelo telefone (15) 3212.7288.

 

Sobre os peritos da LINC

Os avaliadores da LINC 2016 poderão analisar até seis projetos e receberão R$ 300 por cada trabalho.

De acordo com a Secretaria da Cultura, a lista dos pareceristas qualificados será publicada no jornal Município de Sorocaba do dia 29 de abril. Já o profissional que tiver a solicitação de credenciamento indeferida poderá interpor recurso de 2 a 6 de maio e o resultado final será publicado no dia 13 de maio.

logo_linc[1]

 

 

 

 

Endnotes:
  1. [Image]: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2016/04/logolinc.jpg