Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-reforca-acoes-de-prevencao-a-aids-e-as-dsts-no-carnaval/
Acessado em: 12/04/2024 - 09h13

Prefeitura reforça ações de prevenção à Aids e às DSTs no Carnaval

 

SES tem 150 mil preservativos masculinos para serem distribuídos

A Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SES), vai reforçar as ações de prevenção à Aids e às outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) no Carnaval. A ação começa nesta quarta-feira com a disponibilização de 150 mil preservativos masculinos nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, no Terminal Santo Antônio e nas três Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) – Zona Norte, Zona Oeste e Zona Leste. A ação será desencadeada pelo Centro de Orientação e Apoio de Sorocaba (Coas), unidade que integra o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) do município.

A equipe do Programa DST/AIDS distribuirá preservativos, materiais informativos e passará orientações de prevenção aos foliões que acompanharem os desfiles das escolas de samba na passarela no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, tanto sábado (14/02) quanto domingo (15/02). No local uma barraca inflável será montada em parceira com o Grupo de Educação à Prevenção Contra a Aids em Sorocaba (Gepaso). Ainda no sábado, ação semelhante ocorre no Baile da Terceira Idade, das 17h30 às 21h30, no Parque dos Espanhóis, e durante a o desfile do Bloco do Depois. 

O Ônibus da Mulher não funcionará nos quatro dias de Carnaval, mas a equipe do Ônibus do Homem prestará atendimento no domingo (13/02), das 8h às 14h, no estacionamento do Supermercado Santo, na Estrada Elias Maluf, 1.835, Bairro Wanel Ville. Na unidade móvel também haverá  distribuição de preservativos, mas o teste convencional para detecção da Aids não será oferecido, assim como nas UBSs e no Coas, que estarão fechados nos quatro dias de festas e retomam às atividades na tarde da Quarta-Feira de Cinzas (18/02).

A coordenadora do Coas, Isis Câmara Barros Teixeira, explica que a ideia é que neste período carnavalesco as unidades de saúde não usem a quantidade de preservativos que têm em estoque. “A recomendação é utilizar essa cota extra, que foi repassada pela Secretaria de Estado da Saúde e encaminhada às unidades locais de saúde, desde a última sexta-feira. Desta forma manteremos os estoques.”

As empresas interessadas em realizar campanhas internas de prevenção, inclusive durante o Carnaval, também podem solicitar preservativos ao Coas. O pedido deve ser feito pelo e-mail coas@sorocaba.sp.gov.br

Mais informações preventivas contra a Aids e outras DSTs podem ser obtidas diretamente na sede do Coas, que fica na rua da Penha, 770, no Centro de Sorocaba, ou pelo telefone (15) 3232-2200.