Em reunião nesta quarta-feira (22) entre quatro secretários da Prefeitura de Sorocaba e o padre Wagner Lopes Ruivo, da Paróquia de São José Operário, foi acertada uma parceria da administração com o religioso em um projeto do governo que visa a melhoria das condições de atendimento às pessoas em situação de rua na cidade.
A reunião foi provocada pelo secretário Anselmo Neto (Relações Institucionais e Metropolitanas) para explicar ao padre um mal-entendido que levou o religioso a postar um vídeo nas redes sociais, onde ele criticava uma suposta ação da Prefeitura de proibir a igreja e entidades de distribuir alimentos aos moradores nessas condições.
Sob a coordenação do secretário de Gabinete Central, Hudson Zuliani, a secretária Cíntia de Almeida (Igualdade e Assistência Social), acompanhada dos secretários de Segurança e Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupin, e Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, explicou que a ação comandada por ela não tinha esse objetivo.
“O que fizemos foi uma abordagem inicial junto às entidades assistenciais e aos auxiliares da igreja representada pelo padre, além das pessoas em situação de rua presentes, para dizer que a Prefeitura quer organizar esse atendimento com o fim de melhorar os resultados e coibir eventuais problemas decorrentes”, disse Cíntia.
O padre Wagner Lopes Ruivo disse que fez o vídeo porque seus auxiliares teriam sido destratados por guardas municipais. Hudson Zuliani determinou uma investigação interna para apurar a afirmação. O secretário de Segurança disse que também fará investigação na Guarda para saber se houve excesso e que, se houve, será punido.
Satisfeito com a explicação e as providências, o padre se comprometeu a gravar outro vídeo esclarecendo seus seguidores nas redes sociais e aceitou convite do secretário de Comunicação, Eloy de Oliveira, para participar do projeto e ações no sentido de melhorar as condições do serviço àquelas pessoas em situação de rua.
Ao final do encontro, ficou definido que a secretária de Igualdade e Assistência Social fará novos contatos com o padre com esse fim e que estenderá o convite para a participação às entidades que prestam assistência às pessoas em situação de rua, para que todos participem do projeto com suas experiências e força de trabalho.