Prefeitura transforma lixão em praça no Jardim Abatiá

Por: Secom Sorocaba
Crédito das fotos: Juliana Felício

Os moradores do Jardim Abatiá e bairros vizinhos, na Zona Oeste da cidade, já estão comemorando o novo espaço de lazer, esporte e recreação do bairro. Onde antes existia lixo, mato alto, esgoto a céu aberto, mau cheiro, foi transformado em um Centro de Lazer de 28 mil m² que será inaugurado neste sábado (21), às 17h, pelo prefeito José Crespo.

O espaço foi recuperado e nem de longe lembra aquela área completamente degradada que os moradores foram obrigados a conviver por muitos anos. Um verdadeiro risco à saúde pública.

Em maio do ano passado, o prefeito José Crespo foi conhecer o local a convite dos moradores, e verificando a degradação do local determinou que os secretários municipais se unissem em torno de um projeto que pudesse recuperar a área, que fica no final da Rua Santo Micheletti, na margem de um córrego afluente do Itanguá.

O trabalho acabou envolvendo diretamente algumas secretarias: Conservação, Serviços e Obras (Serpo), Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Planejamento e Projetos (Seplan), Esporte e Lazer (Semes), além da Urbes – Trânsito e Transportes e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). 

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan) e apresentado aos moradores – em maio do ano passado -, quando o prefeito lançou no local o Mutirão do Bem Estar, uma verdadeira força-tarefa para abrigar a agora Praça ‘Etelvina Vieira de Miranda’.

Mas para que todo o projeto fosse colocado em prática, a primeira intervenção teve que ser do Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Responsável pela primeira etapa da obra, deu início aos trabalhos na área antes degradada, na esquina da rua Hélio Meira com a rua Idalina Maria de Jesus.

Nas imediações do Centro de Lazer do Jardim Abatiá, o Saae-Sorocaba também instalou 50 metros de rede coletora para acabar com o despejo clandestino de esgoto no córrego, gerado por pouco mais de dez imóveis localizados na rua Manoel Simões.

A rede foi interligada ao emissário e, agora, essas famílias têm a tranquilidade em saber que o efluente gerado por elas está sendo tratado e devolvido à natureza, sem mais causar prejuízos ambientais.
A equipe do Saae-Sorocaba ainda providenciou a limpeza dos inservíveis descartados na área, localizou e acabou com os lançamentos clandestinos de esgoto que poluíam o local, fez o prolongamento da rede de drenagem de água da chuva e realizou toda a terraplanagem.

A Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo) executou a construção da quadra poliesportiva, pista de caminhada em saibro, playground, além de uma ciclovia e instalou equipamentos da Academia ao Ar Livre. Até a iluminação do local foi projetada de maneira garantir a segurança dos usuários.

O projeto ainda contemplou um plano especial paisagístico executado pela Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). Arborização no entorno e plantio de mudas e jardinagem mudaram a ‘cara’ do espaço, antes abandonado e sem nenhuma vida. Esse plano também deve elevar a auto-estima dos frequentadores que agora vão conviver com um espaço especial junto à natureza.

A Secretaria de Esporte e Lazer (Semes) prepara ações para desenvolver no local, assim que os equipamentos esportivos já estiverem disponíveis ao público.

Tags:, , , ,