Serviço havia sido suspenso há pouco mais de três anos. A partir de quarta-feira, dia 1º de fevereiro, as crianças de Sorocaba voltam a ter atendimento em todas as unidades de urgência e emergência da cidade
Em entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira (27), o prefeito José Crespo anunciou o retorno do atendimento pediátrico 24 horas na Unidade Pré-hospitalar da Zona Norte a partir de quarta-feira, dia 01 de fevereiro. Suspenso desde novembro de 2013, o serviço é um grande anseio da população daquela região e foi um dos compromissos de governo de Crespo.
“Estamos muito satisfeitos em dar essa resposta para a população e garantir o atendimento pediátrico em todas as unidades de urgência e emergência. A pasta da Saúde atuou com prioridade para adequar recursos, contratando médicos, por exemplo, para dar início ao atendimento o mais breve possível e, assim, melhorar o acesso a quem precisa do serviço”, frisa o prefeito José Crespo.
A pediatria na UPH Zona Norte começa a funcionar às 7h da próxima quarta-feira e contará com médicos 24 horas durante os sete dias da semana. A Secretaria da Saúde esclarece que o atendimento é voltado aos casos de urgência e emergência, portanto, a população deve utilizá-lo de maneira adequada. A orientação é sempre ter como primeira opção a busca pela Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, recorrendo a uma das UPHs apenas quando essas unidades estão fechadas ou quando se tratar de casos mais graves, como quadros agudos de doenças respiratórias ou gastrointestinais, pequenos acidentes e suturas, por exemplo.
Para receber os casos encaminhados pelas UBSs ou de demanda espontânea, a UPH Zona Norte contará com médicos 24 horas, além de suporte de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Por meio de processo seletivo a prefeitura está contratando vinte médicos para esse serviço, publicou nesta sexta-feira um edital de chamamento para enfermeiros aprovados em concurso. Foi realizada adequação de escala para garantir as equipes de técnicos de enfermagem e o reforço na recepção, além de solicitada a ampliação da segurança.
Recursos materiais também foram providenciados, como a lista de medicamentos específicos da pediatria, mobiliário e materiais médicos próprios. Na estrutura, serão disponibilizados cinco leitos de observação para a pediatria, sendo que a UPH conta ainda com dois leitos de suporte para os casos de emergência. Atualmente a UPH Zona Oeste atende média de 300 crianças por dia e a expectativa para a UPH Zona Norte é de receber 180 pacientes diariamente. Casos que precisem de internação terão como referência o Hospital do Gpaci e Santa Lucinda, exceto na área de ortopedia pediátrica, cuja referência é a Santa Casa. A destinação desses casos é feita pela Central de Regulação de Vagas, como já ocorre em outros serviços.
A UPH Zona Norte passa a ter a coordenação pediátrica do médico Marco Túlio Scaliante e contará com uma equipe permanente da Secretaria da Saúde realizando o monitoramento do serviço. A volta da pediatria não promoverá nenhuma alteração dos atendimentos de adultos. Atualmente a UPH Zona Norte atende cerca de 450 a 500 adultos por dia.