Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/premio-de-artes-visuais-recebe-inscricoes-ate-sexta/
Acessado em: 21/02/2024 - 15h47

Prêmio de Artes Visuais recebe inscrições até sexta

Por: Joyce Souza da Conceição (Programa de Estágio) Supervisão: Janaína Oliveira

Interessados têm até sexta-feira (18) para se inscrever ao Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais 2019. Agora, as inscrições devem ser feitas pessoalmente, de forma gratuita, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), localizado no mesmo jardim da Pinacoteca Municipal que antes recebia as inscrições e, atualmente, está fechada para manutenção, desmontagem e montagem de exposição, até 16 de novembro.

Instituído em 2014 e realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o prêmio tem a finalidade de estimular e difundir a produção dos artistas visuais, além de reunir, fomentar e promover o intercâmbio entre os profissionais visando a reflexão e o aprendizado.

Para participar os artistas devem ter mais de 18 anos e residir em Sorocaba há, no mínimo, dois anos. Seus respectivos trabalhos devem pertencer às categorias de fotografia; pintura; gravura; desenho; vídeo-arte instalação; performance, objeto e escultura. Cada artista poderá inscrever somente uma obra.

Só serão inscritos trabalhos produzidos em 2017 e 2018, datados e inéditos, que sejam totalmente originais, não sendo admitidas cópias ou reproduções de outros artistas. É vetada a participação de funcionários e estagiários da Prefeitura de Sorocaba, pessoas vinculadas ao evento e parentes até segundo grau dos membros da Comissão Julgadora do Prêmio.

Os cinco primeiros colocados receberão um prêmio de R$ 5 mil que serão entregues, simbolicamente, em dia previamente agendado e anunciado no Jornal do Município. A seleção dos trabalhos será realizada por uma Comissão Julgadora composta por três avaliadores devidamente inscritos no Edital de Credenciamento Permanente.

Ainda será realizada uma exposição dos trabalhos vencedores do Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais, podendo ser estendida aos demais finalistas. A definição do espaço é de competência da SECULT, sendo que, após a premiação, a mostra permanecerá aberta à visitação pública.

Sobre a inscrição

Cada artista deverá levar, no dia da inscrição, de 01 a 05 fotos do trabalho, em tamanho 13x18cm, com identificação no verso (nome do artista, título da obra, técnica, dimensão, ano de produção e indicação de posição) impressa em papel fotográfico.

Os interessados ainda deverão entregar cópia da cédula de identidade; cópia do comprovante de residência em nome do proponente, com até três meses da data de emissão; portfólio (impresso em folha A4); currículo (impresso em folha A4); ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo I); proposta da obra com texto explicativo (até 1500 caracteres) impresso em folha A4, ficha técnica da obra (Anexo III) e Termo de Cessão de Uso preenchido e assinado (Anexo II).

O edital de chamamento foi publicado no jornal “Município de Sorocaba” no dia 18 de setembro e pode ser conferido, junto aos anexos citados, pelo link: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/jornal-do-municipio/[1].

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está localizado no Chalé Francês, Avenida Afonso Vergueiro, s/n, no Centro, em frente à antiga Estação Ferroviária. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: amascarenhas@sorocaba.sp.gov.br[2].

 

 

 

Endnotes:
  1. http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/jornal-do-municipio/: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/jornal-do-municipio/
  2. amascarenhas@sorocaba.sp.gov.br: mailto:amascarenhas@sorocaba.sp.gov.br