Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prevencao-de-acidente-no-transito-com-criancas-e-tema-de-curso/
Acessado em: 23/05/2024 - 11h34

Prevenção de acidente no trânsito com crianças é tema de curso

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

As inscrições já podem ser feitas

A Prefeitura de Sorocaba e a ONG Criança Segura vão oferecer, gratuitamente, o curso online sobre segurança no trânsito. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (dia 21) pelo site da organização: http://ead.criancasegura.org.br/inscricao/[1]. As vagas são limitadas.

Promovido em Sorocaba por meio da Coordenadoria da Criança e Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o curso é indicado a agentes e educadores de trânsito, professores, líderes comunitários e todas as pessoas interessadas na causa e dispostas a multiplicar a prevenção.

Com 60 horas de duração, o curso ocorrerá de 23 de março a 23 de junho. O conteúdo trata da prevenção de acidentes no trânsito, que é a maior causa de mortes acidentais no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, em torno de 4,5 mil crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas vítimas de acidentes no Brasil, anualmente.

O conteúdo de cada aula é disponibilizado semanalmente pela internet e o próprio aluno se organiza para as atividades. A plataforma disponibiliza textos, vídeos e outros conteúdos voltados à prevenção de acidentes na infância e adolescência. Além de acessarem material informativo sobre prevenção de acidentes, os alunos são chamados a discutir em fóruns e bate-papos aquilo que foi aprendido.

Na etapa final, o participante ainda é orientado na elaboração do Plano de Ação Final, a fim de multiplicar o conhecimento adquirido e realizar uma ação mobilizadora em sua comunidade, ou ambiente de trabalho. Os resultados das atividades são entregues em forma de relatório para que o aluno receba a certificação.

De acordo com Marilene de Oliveira, da Coordenadoria da Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social, é importante que a pessoa informe, no momento da inscrição, que soube do curso através da Coordenadoria da Criança e do Adolescente de Sorocaba. “Desta forma será possível monitorarmos onde têm sido desenvolvidas as ações para a segurança da criança em nossa cidade”, explica.

A ONG Criança Segura visa promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail mobilizacao@criancasegura.org.br[2]

 

Endnotes:
  1. http://ead.criancasegura.org.br/inscricao/: http://ead.criancasegura.org.br/inscricao/
  2. mobilizacao@criancasegura.org.br: mailto:mobilizacao@criancasegura.org.br