Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/primeiro-dia-de-ampliacao-da-vacina-otimiza-atendimentos/
Acessado em: 08/10/2024 - 06h11

Primeiro dia de ampliação da vacina otimiza atendimentos e imuniza 5 mil pessoas

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Na quinta-feira (25), a Prefeitura de Sorocaba ampliou os pontos de vacinação contra a febre amarela e imunizou cinco mil pessoas no primeiro dia da ação. A medida foi definida pela Secretaria de Saúde (SES) para otimizar os atendimentos e ampliar as regiões que recebem as ações preventivas orientadas pela Secretaria do Estado de Saúde. Parte das Zonas Oeste e Sul, além da região completa do Éden e Cajuru, Aparecidinha e Brigadeiro Tobias, são as localidades que recebem a imunização. Apenas moradores ou trabalhadores dos locais devem ser vacinados. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira sem data prevista para encerramento.

Os atendimentos nos cinco pontos de Sorocaba estão sendo feitos com limite diário de 1.000 senhas em cada local de vacinação. Antes de se vacinar, a pessoa passa por uma triagem feita pela equipe de saúde, para saber se o paciente está apto para tomar a dose e não possui nenhuma contraindicação.

Como Sorocaba não é área de recomendação da vacina e não possui nenhum caso de febre amarela confirmado até o momento, a imunização é feita apenas para viajantes que irão para áreas de risco e moradores/trabalhadores que recebem as ações preventivas nas regiões indicadas pela Secretaria do Estado de Saúde. O município não está participando da campanha de mutirão do Estado de São Paulo e em Sorocaba são oferecidas as doses únicas que possuem validade para a vida toda e não necessita de revacinação

Para o motorista de 61 anos, Jair Rodrigues do Nascimento, a iniciativa da Prefeitura foi excelente. “Fiquei sabendo da vacinação na região do Éden pela TV, vim pela manhã e trouxe toda minha família para se imunizar”, contou o morador do Iporanga (bairro de abrangência da região do Éden).

Aparecidinha e Brigadeiro Tobias já receberam as ações preventivas, por esse motivo, a estratégia está sendo feita por meio de filipetas. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão realizando visitas casa a casa nos bairros de abrangência dessas duas regiões para notificar moradores ou trabalhadores que ainda não tomaram a vacina. Na filipeta constará o nome inteiro do cidadão, além do dia, horário e a Unidade Básica de Saúde (UBS) que a pessoa deverá comparecer para tomar a dose.

A UBS do Cajuru está vacinando a localidade a partir das 7h e são 1.000 senhas distribuídas por dia. O serviço ocorre até que todas as pessoas tenham sido atendidas. Só deverão ser vacinados os moradores e trabalhadores dos seguintes bairros: Condomínio São Francisco, Jardim Terras de Arieta, Jardim dos Reis, Nilton Torres, Jardim Virgínia, Vila Borguesi, Maria dos Prazeres, Cajuru, Dálmatas, Jardim Horizonte, Village Cajuru, Jardim Eliana, Três Marias, Vila Verona, Jockey Clube e as partes sorocabanas da Estrada dos Carvalhos e Condomínio Far. A UBS fica localizada na avenida Paraná, 3.719, no Cajuru do Sul.

Para a região inteira do Éden, a UBS do bairro segue o mesmo funcionamento de 1.000 senhas sendo distribuídas a partir das 7h. Os bairros de abrangência de quem deve se vacinar são: Jardim Campos do Conde, Jardim Campos do Conde II, Éden, Jardim San Marino, Jardim Azaleias, Iporanga, Jardim Paraíso, Jardim dos Pássaros, Portal do Éden, Jardim Alegria, Jardim Lena, Jardim Carolina, Pirajibu, Jardim Copaíba, Jardim Regente, Campininha, Campininha Alta, Vila Novo Éden, Jardim Amalia, Jardim Jatobá, Jardim Panamericano, Jardim Nathalia, Jardim Portobello, Jardim Eden Ville, Jardim Boa Esperança, Jardim das Orquídeas, Jardim Turmalina e Chácara Reunidas Patrizia. A UBS está localizada na rua Salvador Leite Marques, 933, no Éden.
Vacinação nas regiões Oeste e Sul

Na região Oeste e Sul da cidade, a vacinação é feita de forma parcial. Em alguns bairros, por exemplo, nem todas as ruas dessa localidade deverão receber a vacina. De acordo com a SES, essa estratégia é feita sob orientação da Secretaria do Estado de Saúde, que monitora os corredores ecológicos (caminho onde o vírus pode percorrer) e indica os locais que necessitam dessa barreira preventiva.

Existem três postos volantes para trabalhadores e moradores dessas regiões, funcionando a partir das 8h, com o limite de 1.000 senhas por dia. A SES explica que para estas regiões foram escolhidos postos volantes para facilitar o acesso à população, promovendo a imunização mais próximo dos endereços atendidos, já que estas regiões serão atendidas parcialmente e as ruas são distantes das UBSs de referência.

O posto volante de vacinação da área de abrangência da UBS Márcia Mendes (Oeste) é o Clube Atlético Sorocaba, situado na rua Laura Maiello Kook, 1711, no Jardim Novo Mundo. Para os bairros sob a assistência da UBS Cerrado (Sul), o posto volante é o Centro de Educação Infantil “Dolores Cupiam do Amaral” (CEI-23), que fica localizado à rua José Marchi, 456, no Jardim dos Estados. Já para os bairros que estão integrados na assistência da UBS Escola (Sul), o posto volante é o Centro de Educação Infantil “Issa Latuf” (CEI-17), que fica na rua Marechal Castelo Branco, 246, no Jardim Sandra.

Ampliação de doses nos postos para viajantes

Desde quinta-feira (25), as três UBSs que atualmente oferecem vacinação para viajantes estão com as doses ampliadas. Por conta do aumento da procura por pessoas que vão viajar para as áreas de recomendação, a Secretaria de Saúde decidiu ampliar o quantitativo para 250 doses diárias na UBS Escola, Angélica e Simus. Anteriormente, eram oferecidas 150 doses diárias para a unidade Escola e 100 doses para as unidades Simus e Angélica. As senhas serão distribuídas pelos funcionários das unidades a partir das 7h.

A UBS Escola, que fica localizada na avenida Pereira Inácio, 500, oferece o atendimento da vacinação nas segundas, terças e sextas-feiras. A UBS Vila Angélica, situada à rua Major Silva Vilela, 27, na quarta-feira. Já a Simus, localizada na Alameda dos Lírios, 327, realiza a vacinação toda quinta-feira.