Procon Sorocaba divulga relatório de atendimento do mês de novembro
Por: Vinicius Figueiredo (Programa de Estágio) Supervisão: Renato Monteiro
Durante o mês de novembro, o Procon Sorocaba registrou 1.744 atendimentos em suas unidades. Destes, 721 se referiram a CIPs, que são registros formais de queixas contra aos fornecedores. Destacam-se também os 947 atendimentos que referem-se a consultas e orientações em geral quanto a direitos dos consumidores, não implicando, automaticamente, em registros de reclamação.
A distribuição do atendimento pelas unidades do Procon ocorreu da seguinte maneira: na sede do Procon, no Campolim, foram 938 atendimentos prestados, representando 53,8% dos atendimentos. No Procon Ipanema foram 384 atendimentos e 208 na unidade da Nogueira Padilha. O Procon do Paço teve apenas 19 atendimentos no mês.
No período houve também 673 registros de queixas por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, que é um portal eletrônico mantido pelo Ministério da Justiça, cujo uso é incentivado pelo Procon Sorocaba e 195 atendimentos foram realizados pelo telefone.
As áreas com mais atendimentos em ordem decrescente foram: Serviços Prestados; Serviços Essenciais; Saúde; Produtos; Habitação; Assuntos Financeiros e Alimentos. Comparado com dados de 2018 houve redução dos números em todas as áreas, exceto Serviços Privados, que engloba prestação de cursos, TV por assinatura, entre outros.
De acordo com o Procon Sorocaba é possível perceber uma redução dos números de atendimento. O que é positivo, pois podemos concluir que os consumidores do município estão enfrentando menos problemas em suas relações de consumo.