“Prof. Ary de Oliveira Seabra” adquire brinquedos adaptados
Por: Bruno Rodrigues
Quando a diretora da Escola Municipal “Prof. Ary de Oliveira Seabra”, Ana Lúcia Pereira do Nascimento, chegou à unidade este ano se deparou com estudantes com deficiência e, especialmente, com cinco cadeirantes, que não participavam de algumas brincadeiras nas áreas externas por não possuir nenhum aparelho adaptado.
Neste sentido, a gestão da unidade, que fica localizada no Cajuru, lançou à equipe escolar o desafio de trabalhar um projeto anual intenso voltado ao tema da inclusão. O projeto, em questão, foi intitulado: ‘Todos temos asas’. Ana Lúcia contou que a iniciativa “teve como objetivo a exploração dos espaços da escola, garantindo, assim, a interação e o desenvolvimento das mais diversas habilidades”.
Além disso, foi criado um espaço para horta, um jardim sensorial, uma floreira e, por fim, os brinquedos adaptados. A aquisição dos brinquedos foi viabilizada através dos recursos oriundos do Governo Federal, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Com a conquista, a equipe escolar oportunizou aos alunos a garantia do direito do brincar, de estar junto com os colegas e o respeito às diferenças.
A inauguração do parque adaptado aconteceu em novembro e contou com a presença do secretário da Educação, Wanderlei Acca, e da equipe multidisciplinar da Sedu. O evento teve, também, a participação da comunidade escolar em um momento marcante no qual foi possível ver pais e filhos brincando nos novos espaços e brinquedos adaptados.
“Desde então, o parque tem sido usado por nossos alunos e nós observamos no olhar de cada um deles a alegria e a certeza de que tudo é possível”, salientou a diretora.
Tags:Educação