Programa da Hanseníase estará em escola municipal nesta 3ª feira

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

A equipe do Programa da Hanseníase da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Vitória Régia estará nesta terça-feira (23) na Escola Estadual “Professora Sarah Salvestro”, que fica no mesmo bairro. A visita faz parte da Campanha Nacional de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase (doença popularmente conhecida como verminose), que começou nesta segunda-feira (dia 22) e prossegue até sexta-feira (26).

De acordo com critério do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, nesta semana alusiva Sorocaba enfocará as ações preventivas aos estudantes de 5 a 14 anos de idade, das escolas públicas de ensino fundamental. As crianças e jovens receberam uma ficha a ser preenchida com ajuda dos pais, que deve ser devolvida à escola nesta terça-feira (23). O objetivo é a identificação de novos casos.

Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Uiara Kaizer, com o autoexame, por meio da ficha de autoimagem, o aluno será capaz de identificar os sinais e sintomas da hanseníase. “Essa estratégia tem a finalidade de chamar a atenção das crianças e facilitar a ação. Elas também ajudam na divulgação sobre a doença para os familiares”, afirma Uiara.

A equipe do Programa da Hanseníase da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Vitória Régia ainda programou, mas para quarta-feira (24), uma visita à Escola Municipal “Genny Kalil Milego”, que fica no Conjunto Habitacional Herbert de Souza.

Tags:, , ,