Programação especial comemora os 40 anos de fluoretação da água em Sorocaba

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), está promovendo atividades especiais  em comemoração aos 40 anos da fluoretação das águas de abastecimento do município, completados em outubro do ano passado. O município foi um dos primeiros do Brasil a contar com água fluoretada, antes mesmo de se tornar obrigatória, por lei, em todo território nacional.

Assim, desde outubro de 1973, o flúor é um dos elementos que compõem o tratamento da água realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba. O flúor é considerado  importante para a prevenção da cárie – um sério problema de saúde pública ainda registrado no Brasil. Pesquisas apontam que a fluoretação da água reduz em cerca de 60% o índice de cárie dental em uma cidade. Diariamente, o Saae/Sorocaba faz a aplicação e dosagem de aproximadamente 800 quilos de flúor na água que é tratada e distribuída à população, totalizando 300 toneladas ao ano.

No próximo dia 27, às 19h30, na Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), serão homenageadas as entidades e personalidades que contribuíram com a ação. Haverá também a premiação do concurso de redação sobre esse tema; realizado para alunos do 9º ano das escolas municipais da cidade.

O secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, participará, no próximo dia 28, às 9h, da abertura do IV Congresso de Odontologia de Sorocaba, que será realizado pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) e que acontecerá entre os dias 28 e 30 de agosto no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Raggio falará sobre a fluoretação da água em Sorocaba, um dos temas que serão abordados no congresso.

 

 

Tags:,