Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/projeto-cada-gol-uma-arvore-segue-com-plantios-na-cidade/
Acessado em: 23/05/2024 - 13h25

Projeto “Cada Gol uma Árvore” segue com plantios na cidade

Por: Gabriela Almeida (programa de estágio)

Para tornar a cidade de Sorocaba um município mais agradável e de maior qualidade de vida, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), criou o projeto “Cada Gol uma Árvore”, onde cada gol marcado no 59º Torneio Aberto de Futsal “Cruzeiro do Sul” , o Cruzeirão 2018, uma árvore é plantada em locais públicos da cidade. O torneio é organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), em parceria com a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do Jornal Cruzeiro do Sul.

Segundo Jessé Loures, a Sema está comprometida com o projeto. “Estamos preparados para plantar muitas mudas. Cada vez que plantamos uma árvore contribuímos na neutralização dos gases de efeito estufa que são extremamente nocivos ao meio ambiente e, principalmente, à saúde pública. A arborização tem um filtro natural que apresenta benefícios à população”, explicou.

Até o momento, foram realizados 235 jogos, com 1.411 gols convertidos. Sendo assim, a mesma quantidade de árvores será plantada pelo município. O Parque Municipal Porto das Águas, no Jardim Abaeté, e o Parque Santa Esmeralda, na rua Ruy Afonso da Costa Nunes, são alguns dos locais que já receberam o plantio de mudas.

O Cruzeirão conta com 270 equipes em diversas categorias. Até o final do torneio, os plantios acontecerão em diferentes pontos da cidade. Para Daniel Querido, chefe de divisão de eventos e competições esportivas da Semes, projetos como esse são importantes para melhorar a qualidade de vida da população, e “tornar a cidade mais agradável, aprazível e saudável para todos”, concluiu.